Prof. Márcio Carvalho é o primeiro pesquisador do hemisfério Sul a receber o prêmio internacional John A. Tallmadge

Revestimentos de substratos são importantes na produção de papéis, fitas magnéticas e adesivas, filmes óticos, painéis fotovoltaicos, baterias, telas de celular e computador, entre outros produtos. O professor Márcio Carvalho, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), desenvolve estudos nesta área há mais de 25 anos e acaba de ser o primeiro pesquisador do hemisfério Sul a receber o Prêmio Internacional John A. Tallmadge pelo conjunto de suas pesquisas. O prêmio foi entregue, virtualmente, em setembro, pela International Society for Coating Science and Technology (ISCST) / Sociedade Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento (ISCST), durante o 20° Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento.  

O prêmio, entregue a cada dois anos, é o mais importante reconhecimento da comunidade científica mundial de revestimento de substratos e tem como objetivo homenagear pesquisadores e o conjunto de suas contribuições para a compreensão ou desenvolvimento da ciência e tecnologia nesta área. Carvalho já havia sido premiado em 2004, quando venceu o Prêmio Jovem Cientista da ISCST, e agora foi contemplado com o prêmio máximo da associação, com direito a uma placa e ao valor de U$ 1.000,00 (mil dólares).  "A aplicabilidade na indústria é bastante diversa e nossos estudos buscam otimizar os processos, aumentar a velocidade de produção e diminuir a quantidade de defeitos que acontecem nessas manufaturas", explica o professor.   

Ex-funcionário do Centro de Pesquisa da empresa 3M, nos EUA, e professor da PUC-Rio desde 1998 e coordena o Laboratório de Microhidrodinâmica e Fluxo em Meios Porosos (LMMP). As pesquisas desenvolvidas por ele, na área de mecânica dos fluidos do processo de revestimento de substrato, têm sido realizadas dentro de um acordo de cooperação com a Universidade de Minnesota, nos EUA, onde Carvalho fez o doutorado e também atua hoje como docente conveniado.  Os estudos do Prof. Márcio Carvalho também têm sido financiados pelo CNPq, CAPES, FAPERJ e diferentes empresas nacionais e internacionais como: 3M, Dow, HP, Fuji Film, Samsung, dentre outras. A partir da parceria com 3M do Brasil, Carvalho já formou engenheiros de processos da empresa, tanto no mestrado como no doutorado do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.   

quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Carregando