Workshop aberto ao público na PUC-Rio vai debater desenhos de mercado de eletricidade

Iniciativa gratuita faz parte do Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio e é voltada a alunos e profissionais do mercado de energia elétrica

No dia 22 de janeiro, das 8h30 às 13h, o Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) vai promover o workshop gratuito “Market Design” (Desenhos de Mercado de Eletricidade), no Auditório do RDC, na PUC-Rio. Os palestrantes são Luiz Augusto Barroso, ex-presidente da EPE e atual CEO da PSR Consultoria, e o Prof. Francisco Muñoz, da Universidad Adolfo Ibañez, no Chile.

Barroso tratará do tema “Mecanismo de formação de preços: Alternativas para despacho por ofertas e desafios”, enquanto Muñoz falará sobre “Market design for low-carbon and flexible systems” (Desenho de mercado para sistemas flexíveis e com baixos níveis de emissão de carbono). Ao final, o evento contará com uma mesa de discussão entre os palestrantes, moderada pelo Prof. Alexandre Street, com a participação do público.

Os interessados devem enviar e-mail para alslopes@ele.puc-rio.br, com o assunto “Participação no workshop Market Design 2020”, declarando interesse e informando a empresa e/ou instituição às quais estão associados. Vale ressaltar que a participação está sujeita à lotação da sala.

O evento faz parte da disciplina Economia da Energia Elétrica, ministrada pelo Prof. Alexandre Street no Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio.  A disciplina é uma iniciativa inovadora que prepara os alunos para uma nova realidade dos setores elétricos (no Brasil e no mundo), onde os mecanismos de mercado desempenham papéis centrais. Além de uma ementa bastante atual e adaptada ao contexto brasileiro, ela oferece, desde 2018, workshops com personalidades de grande distinção acadêmica e experiência prática.

Serviço:

Evento: MARKET DESIGN WORKSHOP

Data: 22 de janeiro

Horário: Das 8h30 às 13h

Local: PUC-Rio

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Auditório Prof. Carlos Alberto Del Castillo, 2º andar do Ed. Rio Datacentro (RDC)

Valor: Grátis

Inscrições: Até o encerramento das vagas

Informações/e-mail: alslopes@ele.puc-rio.br

Telefone: (21) 3527-1222