Aulas começam no primeiro semestre de 2017

 Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para seis cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), que começarão no primeiro semestre de 2017. Quatro deles encerram as inscrições em novembro, por isso, os interessados devem manter-se atentos às datas, conforme abaixo:

  • Engenharia Elétrica – até 30/11/2016
  • Engenharia Mecânica – até 30/11/2016
  • Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – até 30/11/2016
  • Matemática – até 02/12/2016
  • Metrologia (Mestrado) – até 30/11/2016
  • Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional) – até 24/02/2017

De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2010-2012) — ­ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do País, com notas de um a sete,­ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do País. No CTC, dos 11 programas avaliados, dois receberam nota máxima (Informática e Engenharia Mecânica), quatro ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Elétrica e os bacharelados em Física e Matemática), três conquistaram nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos e Engenharia de Produção) e, entre os cursos exclusivos de mestrado — cuja nota máxima é cinco — um recebeu nota quatro (Metrologia) e outro, nota três (Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental).

A procura pelos cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio tem aumentado a cada semestre, quando são abertas novas inscrições. De 2015 para 2016, por exemplo, o aumento registrado foi de 19%, enquanto que, comparando os dados de cada semestre, para mestrado e doutorado, todos foram maiores neste ano em comparação ao mesmo período em 2015. Se compararmos 2016 com 2014, o aumento no número de inscritos em todos os programas do CTC foi de 43%. “O desenvolvimento científico e tecnológico do País traz a necessidade de uma formação mais completa do profissional.  Existe uma percepção clara no mercado da importância de cursos de pós-graduação Stricto-Sensu”, revela Marcio da Silveira Carvalho, coordenador setorial de pós-graduação do CTC/PUC-Rio.

Sendo um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do País, com cerca de 1.200 alunos de pós-graduação, o CTC/PUC-Rio investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, permitindo uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o País. 

Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral 

O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade.

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC-Rio pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção. Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link

http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/ e os editais podem ser consultados no link http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2. 

Veja aqui os detalhes de cada um dos cursos de pós-graduação com inscrições abertas:   

Engenharia Elétrica – Inscrições até 30/11/2016 – Conceito 6 na CAPES

Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das seis áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica, Métodos de Apoio à Decisão, Nanotecnologia, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Eletromagnetismo Aplicado e Sistemas de Comunicações.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progele.html. 

Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/11/2016 – Conceito 7 na CAPES

Desde sua criação, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Termociências, Mecânica Aplicada e Petróleo e Energia, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae, cartas de referência e uma prova a ser realizada via internet. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos.

Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao. 

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – Inscrições até 30/11/2016 – Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Desempenho e Integridade de Materiais, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Junção de Materiais, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Materiais Nanoestruturados / Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais, Siderurgia, Tecnologias Ambientais, Transformações de Fases e Tecnologia Mineral.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progmet.html.

Matemática – Inscrições até o dia 02/12/2016 – Conceito 6 na CAPES

Com áreas de concentração em Matemática Pura ou Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece nove linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2010-2012, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota seis e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progmat.html.

Metrologia (curso de Mestrado) – Inscrições até 30/11/2016 – Conceito 4 na CAPES.

Criado em 1996, o programa de pós-graduação em Metrologia (PósMQI) promove a pesquisa e a formação de recursos humanos qualificados em metrologia e suas áreas correlatas. Em consonância com o caráter essencialmente multidisciplinar da Metrologia, o programa beneficia-se da conjunção de competências e infraestruturas laboratoriais existentes em diversos departamentos e unidades do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. O Mestrado aprimora a formação de engenheiros, físicos, químicos, estatísticos e profissionais interessados na metrologia e suas áreas correlatas, capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência das medições. O programa oferece pesquisa em três grandes linhas de atuação: (i) Instrumentação e Medição, voltada à concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de medição inovadores, operacionalmente eficientes e metrologicamente confiáveis; (ii) Redes Inteligentes de energia, perseguindo inovações tecnológicas da comunicação e informação para a configuração de redes inteligentes de energia; e (iii) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade, voltada para o estudo de modelos e estudos empíricos de gestão estratégica da inovação e sustentabilidade corporativa, buscando-se evidenciar o papel da Tecnologia Industrial Básica (TIB) no ciclo de inovação das organizações.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/metrologia ou http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progmetr.html.

Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional) – Inscrições até 24/02/2016 – Conceito 3 na CAPES

O curso está vinculado ao departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio e é oferecido em associação com a Technische Universitat Braunschweig, da Alemanha. O objetivo do curso é formar profissionais competentes com ampla visão multidisciplinar de modelos de desenvolvimento sustentável para as cidades brasileiras, integrando conhecimentos de planejamento urbano, engenharia ambiental, transportes, engenharia sanitária, infraestrutura, energia, administração, sociologia, logística, gerenciamento de resíduos e de recursos naturais em ambiente urbano a fim de que o aluno seja capaz de desenvolver análises e estudos complexos para a solução de problemas do mundo real, usando plenamente métodos científicos e técnicas avançadas.  Esta pós-graduação não oferece bolsas de órgãos de fomento.

Edital: http://www.urb.puc-rio.br/pdfs/edital_2017.pdf

Inscrições online: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2

Mais informações:  civ-urb@puc-rio.br ou telefone 0800 970 9556

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)

Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

www.approach.com.br