TIM lança desafio para estudantes durante evento promovido pela PUC-Rio

Competição online busca soluções a partir da tecnologia blockchain para as áreas de telecomunicações e seguros

Rio de Janeiro, 9 de maio de 2018 – A TIM lançou hoje durante a segunda edição do ECOA PUC-Rio uma competição em busca de soluções inovadoras para aplicações de blockchain. As propostas deverão endereçar soluções para segurança, privacidade, identidade, eficiência operacional e que abordem temas atuais, explorando a percepção de valor de negócios e agregando benefícios aos Clientes. Resultado de uma parceria entre a operadora, o Departamento de Informática da PUC-Rio e as empresas Mongeral Aegon, Microsoft e IRB Brasil RE, o desafio foi anunciado durante o evento que por dois dias recebeu palestras de professores da universidade e executivos de diversas empresas para discutirem temas como Inovação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Podem participar estudantes universitários e profissionais de todo o país, já que a competição ocorre em um ambiente online.

Os participantes terão que submeter ao final do concurso um projeto que explore aplicações de blockchain com benefícios para as áreas selecionadas pela TIM e pelo Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). Durante o período do concurso, serão disponibilizados gratuitamente conteúdos educacionais digitais que auxiliem na idealização dos projetos. Estão previstos cursos online, palestras ao vivo e entrevistas com o objetivo de estimular a criatividade e desenvolver as habilidades dos participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.puc-rio.br/ecoa/desafio até o dia 13 de julho.

As propostas serão avaliadas por uma banca formada por membros da PUC-Rio e das empresas apoiadoras sob os seguintes critérios: grau de inovação da proposta, maior grau de impacto em uma das industrias, qualidade do pitch e clareza da prototipação.

Parceria com a PUC-Rio

A presença da TIM no ECOA PUC-Rio é fruto de um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e o Departamento de Informática da instituição. O acordo faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações e eventos que debatem assuntos relacionados às tecnologias exponenciais, além da oportunidade de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções. A primeira edição foi realizada em dezembro do ano passado e atingiu mais de 100 mil pessoas.

No primeiro dia do evento (7/05) Auana Mattar Lima, Head de Big Data & Analysis da TIM Brasil, falou sobre como a análise de dados pode ajudar empresas e instituições governamentais. A executiva usou como exemplo o projeto pioneiro de mapeamento da mobilidade urbana realizado pela operadora em parceria com a Prefeitura do Rio. Janílson Bezerra, Diretor de Inovação e Business Development na TIM Brasil, ministrou hoje (08/05) uma palestra sobre as aplicações concretas de ideias inovadoras na operadora. Os vídeos gravados durante os dois dias ficarão disponíveis na página do projeto: www.facebook.com/ecoapucrio.

Open Innovation na TIM

O programa de Open Innovation da operadora tem o objetivo de estabelecer uma rede de intercâmbio entre empresas, startups e instituições de ensino para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. A iniciativa visa aprender e explorar essas tecnologias em conjunto com parceiros de negócios da operadora, acompanhando continuamente a evolução das tecnologias exponenciais que criam uma sociedade melhor. A TIM é protagonista no ecossistema de inovação brasileiro e sua atuação tem sido reconhecida em premiações como o Anuário Tele.Síntese de Inovação, que reconheceu o case “Mapa de deslocamento de massa em tempo real”, em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, como o projeto mais inovador do mercado brasileiro de comunicações e internet, e o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017, no qual a TIM saltou de 122ª colocada para a 49ª.

Em 2017, a TIM movimentou mais 90 startups de todas as regiões do país, desenvolvendo projetos nas áreas de Big Data e Analytics, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Fintechs, Agritechs, Mobile Video e Transformação Digital. Com o apoio de parceiros como a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em Florianópolis, e o Cubo, espaço de co-working idealizado pelo Itaú em São Paulo, o objetivo da TIM é que empreendedores, fornecedores, empresas de tecnologias, provedores e desenvolvedores de conteúdo e Centros de Inovação reconheçam na operadora um parceiro ideal para o desenvolvimento de produtos, serviços ou novos modelos de negócio com base tecnológica.

Sobre a TIM

A TIM tem como missão conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Sua assinatura – “Evoluir é fazer diferente” – destaca a evolução da empresa no país e sua postura inovadora e pioneira. Tendo como base o Plano de Investimentos, focado nos pilares infraestrutura de rede, oferta e experiência do usuário, a TIM continua a liderar diversos movimentos do mercado. A operadora é líder na cobertura da tecnologia 4G no País. A TIM é referência em práticas de governança e ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo.

quarta-feira, 23 de maio de 2018