• O Sistema Maxwell e as ETDs

ETDs – Electronic Theses and Dissertations é a designação internacional para as teses & dissertações disponibilizadas em texto completo a partir de bibliotecas digitais ou repositórios institucionais no mundo inteiro.

As ETDs se tornaram obrigatórias na PUC-Rio em 01 de agosto de 2002. Antes desta data, alguns programas de pós-graduação utilizavam o Sistema Maxwell, de forma voluntária, para disponibilizar as suas teses & dissertações.

O Sistema Maxwell é um repositório institucional que abriga e disponibiliza parte da produção acadêmica da universidade; as ETDs são um dos conteúdos disponibilizados. Este sistema é um produto do LAMBDA – Laboratório de Automação de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos do Departamento de Engenharia Elétrica. Ele está em operação desde 1995.

No que diz respeito às ETDs, o sistema é aderente aos conjuntos de metadados específicos para estes tipos de materiais: MTD-BR – Modelo Brasileiro de Metadados para Teses e Dissertações, o padrão nacional brasileiro, e ETD-ms – An Interoperability Metadata Standard for Electronic Theses and Dissertations, o padrão internacional. O sistema é um provedor de dados pelo OAI-PMH – Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvest. Devido a estas características, as ETDs da PUC-Rio têm seus metadados coletados, indexados e disponibilizados de catálogos coletivos em diversas partes do mundo.

Os programas de pós-graduação do CTC – Centro Técnico Científico são responsáveis por mais de 50% das mais de 5 mil ETDs na coleção. Alguns programas têm publicado trabalhos anteriores a 2002 e o de Engenharia Elétrica executou a digitalização retrospectiva de sua coleção completa, que data de 1966.

Informações adicionais em: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/