Segunda edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa será lançada no próximo dia 18

No dia 18 de julho, às 18h, será lançada no IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) a segunda edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa / exploração e produção de petróleo e gás. De autoria de Eloi Fernández y Fernández, engenheiro mecânico e professor do Instituto de Energia (IEPUC) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Oswaldo A. Pedrosa Junior, também engenheiro mecânico e ex-presidente da Pré-sal Petróleo S.A (PPSA), e António Correia de Pinho, geólogo e autor de vários outros livros sobre o tema, o dicionário aborda temas atualizados referentes à tecnologia de reservatório, tecnologia de produção, tecnologia de poço, geologia, geofísica, regulação e contratos.

“O lançamento da segunda edição foi motivado pelos novos modelos regulatórios e as descobertas do pré-sal, condições não existentes no momento da primeira edição, de 2008, e que, obviamente, introduziram diversas variáveis até então desconhecidas. Além disso, a primeira edição está esgotada”, afirma o Prof. Eloi Fernández y Fernández.

Dado o desafio, os autores se uniram a outros cerca de 80 profissionais e acadêmicos da área para o lançamento desta nova edição, ainda mais abrangente e completa. “Selecionar esta equipe é um fator determinante para garantir a qualidade do dicionário. São parceiros reconhecidos no setor de óleo e gás, com grande experiência acumulada, e vários deles também participaram da primeira edição, que acabou se tornando uma obra de referência na área”, reforça o professor.

Com 9.483 verbetes — além de um glossário inglês-português e um siglário com 1.180 termos —, a nova edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa terá tiragem de dois mil exemplares e, novamente, é um lançamento das editoras PUC-Rio e Lexikon.

O dicionário também está disponível gratuitamente no site http://dicionariodopetroleo.com.br e no aplicativo “Dicionário do Petróleo” para Android e iOS. Quem tiver interesse no formato físico, pode comprar diretamente no site da Editora Lexikon ou nas maiores livrarias brasileiras, ao custo de R$ 168,00 (cento e sessenta e oito reais).

O dicionário teve o patrocínio do IBP, Petrobras, Partex Oil&Gas, Galp e ENH, e contou com a colaboração da SPE Brasil, Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC), Editora PUC-Rio, Lexikon Obras de Referência e Desenvolvimento Web – Lavorare.

Serviço:

Evento: Lançamento da segunda edição do Dicionário do Petróleo em Língua Portuguesa

Data: 18/07/18

Local: IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 52, 26º andar, Centro, Rio de Janeiro

Tel.: (21) 99301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 109 e 187 (Approach Comunicação)

quarta-feira, 4 de julho de 2018