A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), com organização do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), se uniram e estão à frente do SBGames 2019, Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, que será realizado de 28 a 31 de outubro, no Cinco (Centro Integrado de Convenções), localizado no Riocentro, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O maior evento de tecnologia e entretenimento digital da América Latina, que também conta com o apoio do CNPq, Faperj e Capes, será realizado em paralelo às conferências SIBGRAPI (de computação gráfica) e SVR (de realidade virtual). As inscrições estão abertas e variam de valor conforme a categoria do inscrito e o total de eventos em que irá participar. Todos os detalhes a respeito das inscrições de estudantes, profissionais e pesquisadores podem ser consultados neste link: http://www.sbgames.org/sbgames2019/informacoes-gerais-e-valores/.

SBGames 2019

O SBGames, em sua 18ª edição, vai reunir estudantes, pesquisadores e crianças entre as diversas atividades que serão oferecidas nos três dias de evento. Serão cinco trilhas, dividas em Computação, Artes & Design, Cultura, Educação e Indústria.

Haverá Festival de Jogos, Mostra de Artes, Kids & Teens, Jogos Diversos e Tutoriais para quem quer aprender, se divertir ou seguir carreira como desenvolvedor. Na SBGames Talks, por exemplo, ao custo de R$ 40,00 para meia-entrada e R$ 80,00 a inteira, seis especialistas da área vão mostrar como se tornar um profissional na área de jogos. Para as crianças, a aposta é o 3C Kids & Teen, com campeonatos diários, apresentação de mais de 30 jogos diferentes, incluindo os de tabuleiro, e painéis sobre profissões do futuro, como especialista em e-sports. As inscrições para o 3C Kids & Teen também saem ao custo de R$ 40,00 para meia-entrada e R$ 80,00 a inteira. No Festival de Jogos, serão apresentados 35 jogos (entre digitais e analógicos), dentre os quais 23 disputam prêmios em nove categorias: jogo, jogo de estudante, jogo mobile, design, visual, narrativa, tecnologia e som.

No que se refere ao congresso acadêmico, haverá apresentação de artigos de pesquisadores sobre gamificação, jogos em projetos, inteligência artificial, aprendizado de máquina, entre outros temas. A programação completa pode ser consultada aqui. Augusto Baffa, Professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio e um dos organizadores do SBGames, reforça a importância do evento para quem faz do jogo uma profissão: “Desenvolver um game requer estratégia, comunicação visual e uma boa história para contar. É uma oportunidade de fazer do jogo um aliado no aprendizado de jovens e crianças”.

SVR 2019

Os recentes avanços nas áreas de realidade virtual e aumentada serão apresentados na 21ª edição da SRV 2019, a principal conferência sobre o assunto no Brasil. Minicursos, palestras, sessões técnicas, workshops e apresentação de produtos estão entre as atrações do evento. Entre os temas que serão debatidos com pesquisadores brasileiros e estrangeiros estão: interação 3D, rastreamento e sensoriamento, humanos virtuais e avatares, tecnologias de projeção imersiva, aplicações na engenharia e na medicina, entre outros. O Prof. Alberto Raposo, do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio e do Tecgraf/PUC-Rio, é um dos organizadores da conferência e ressalta que RV e RA já são o que vivenciamos hoje: “ Não adianta mais falar na tecnologia do futuro. Cada vez mais ela está presente e é um caminho sem volta, com diversas vantagens para a sociedade”. A programação completa pode ser consultada aqui.

SIBGRAPI 2019

O antigo Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens é agora o SIBGRAPI – Conference on Graphics, Patterns and Imagens, e chega a 2019 em sua 32ª edição. De caráter internacional, tal qual os demais, o evento reúne especialistas brasileiros e estrangeiros em 13 sessões técnicas, quatro palestras de pesquisadores convidados (da Alemanha, EUA, Portugal e Brasil), cinco workshops e seis tutoriais. A programação e todos os detalhes do evento podem ser consultados neste link. “É uma oportunidade de estar entre os maiores especialistas da área, cujas pesquisas para o SIBGRAPI são publicadas em periódicos de reconhecimento internacional, como Computer & Graphics e IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters, por exemplo”, ressalta o Prof. Sinésio Pesco, do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio e um dos organizadores do evento.