A RioBotz, equipe de robótica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), participou da 15ª edição da Winter Challenge, o maior evento de combate de robôs da América Latina, que aconteceu de 13 a 15 de setembro, em Concórdia, Santa Catarina. A competição nacional de robôs de combate teve quase 500 robôs e a equipe voltou para casa com dois ouros, três pratas e dois bronzes. No total, a RioBotz/PUC-Rio tem agora 58 vitórias na competição, sendo a maior medalhista em combate do Winter Challenge de todos os tempos.

Um dos destaques da RioBotz foi o Mini Coiote com o seu terceiro ouro, na modalidade Mini Sumô Autônomo, para robôs de 500g. Já o Micro Maloney foi campeão invicto, fazendo dobradinha ouro-bronze com o Micro Touro na categoria Antweight para robôs de combate de 454g. O ex-campeão Mini Puma conquistou dessa vez a prata na categoria Beetleweight, de 1,36kg. O time também foi prata com o Touro Feather e Touro Light, modelos de combate que pesam 13,6kg e 27kg, respectivamente. Outro bronze foi garantido pelo Touro Jr, na categoria Hobby (5,5kg).

O coordenador Marco Antônio Meggiolaro comemora mais esta vitória da equipe: “Conseguimos medalhas em todas as categorias de combate e isso é resultado de muito esforço e compromisso dos alunos”.

Até o fim do ano, a RioBotz já tem presença confirmada em outras três competições: HackTudo, na Cidade das Artes no Rio, em outubro, e perto da virada do ano, participa, pela segunda vez, de uma competição mundial na Índia.