RioBotz ganha medalha de bronze na FMB World Cup, competição de robôs na China

Resultado garantiu classificação para a final da competição, que será em dezembro, em Shangai, na China

A equipe brasileira de robótica RioBotz, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), competiu no último final de semana a etapa Warm UP da Fighting My Bots (FMB) World Cup, em Jiaxing, na China, e conquistou medalha de bronze. Disputando com grupos da China, Índia, México e Países Baixos, os robôs cariocas da categoria Feather se classificaram para a final da competição, que ocorrerá em dezembro.

Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da equipe, diz que a luta contra um robô chinês foi um sucesso. “Nossa primeira luta foi contra o robô local chamado Panther. Conseguimos danificar a lateral dele e também desabilitamos a sua arma, um tambor giratório.  Ganhamos por decisão unânime dos juízes”, contou.

No segundo dia de competição, a RioBotz enfrentou a Thunderatz, equipe brasileira que também já foi campeã mundial. Com duração de um minuto e meio, o combate foi intenso contra o Redrum, que também tinha um tambor como arma. Após muitos impactos, Redrum sofreu problemas na parte eletrônica, e a equipe carioca ganhou por nocaute. A terceira luta foi contra o Catharsis, da equipe holandesa Bonx, um robô que gira um grande disco vertical, com motor dentro da arma e uma armadura forte. A RioBotz começou bem, mas, depois de tantos golpes, um breve mau contato fez o robô desligar e a equipe acabou perdendo por imobilidade. Mas isso não tirou a RioBotz da competição, que, com as vitórias, já tinha garantido o bronze.

Ainda havia uma última prova e os alunos da PUC-Rio voltaram a enfrentar os brasileiros Redrum, da Thunderatz. Em três minutos de combate intenso, os juízes deram a vitória para a equipe adversária e a RioBotz manteve o terceiro lugar da categoria, trazendo a medalha de bronze para casa.

Com o resultado, a equipe se classificou para a grande final da competição, que acontecerá em dezembro na cidade de Shangai, na China. Nesta disputa, os alunos irão competir novamente com o Touro Feather e vão buscar a medalha de ouro para o Brasil.

Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)

terça-feira, 31 de outubro de 2017