Eles já são uma realidade e, mesmo proibidos no Brasil, são uma febre entre os mais jovens. São os cigarros eletrônicos (vaporizadores), que, junto com os produtos de tabaco aquecido, são classificados como Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs) e serão tema central do “II Seminário: Produtos de tabaco de nova geração: o que diz a ciência?”, que será realizado no dia 05/09, das 14h às 20h, no Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). A exemplo do evento de 2017, profissionais, pesquisadores e professores da ANVISA, INCA, KAC/UK, THERMO-FISCHER, UERJ e PUC-Rio irão avaliar os aspectos referentes aos DEFs, que estão sendo discutidos, mundialmente, com apelo na redução de danos. Composição química, aspectos toxicológicos, médicos, psicológicos e legais envolvidos, redução de risco e biomarcadores, entre outros temas, estarão presentes no debate. A inscrição custa R$ 50,00 (cinquenta reais), com vagas limitadas e pode ser feita no link http://sgu.net.br/event/IISemDEF_2019.

O evento é uma iniciativa do Departamento de Química da PUC-Rio, cuja Central Analítica Padre Leopoldo Hainberger (CAPLH) tem representado a Universidade nas audiências públicas da Anvisa sobre os DEFs e tem sido um importante agente acadêmico em torno desta discussão. “O tema faz parte da Agenda Regulatória 2017-2020 da ANVISA e é fundamental discutirmos evidências científicas, além dos mitos e verdades sobre os DEFs”, reforça a Profª Gisele Birman Tonietto, do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio, coordenadora da Central Analítica e uma das organizadoras do evento.

Programação:

14:00 – Abertura

PARTE 1 – Moderação Profª Drª Gisele Birman Tonietto – PUC-Rio

14:15 – DESAFIOS NA REGULAÇÃO DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS PARA FUMAR / Stefania Schimaneski Piras – ANVISA

14:45REGULAMENTAÇÃO COM BASE NAS EVIDÊNCIAS: CIGARRO ELETRÔNICO, A ABORDAGEM DO REINO UNIDO / Suely Castro – Analista Estratégica – Knowledge-Action-Change Ltd./UK (KAC)

15:05 – DIRETRIZES OMS PARA PRODUTOS DO TABACO E ESTUDOS DE CASO / Profª Drª Elisabeth Costa Monteiro – PUC-Rio

15:25 – REDUÇÃO DE DANOS À SAÚDE: HÁ LUGAR PARA OS CIGARROS ELETRÔNICOS? / Profª Drª Luciana Bahia – UERJ

15:45 – ESTRATÉGIAS DA INDÚSTRIA PARA PROMOVER OS DEFS / Dr. João Ricardo R. Viégas – INCA

16:00 – Perguntas e respostas

PARTE 2 – Moderação Profª Drª Adriana Gioda – PUC-Rio – PUC-Rio

16:30 – CARACTERIZAÇÃO MULTIELEMENTAR DE E-LIQUIDS / Profª. Drª. Tatiana Dillenburg Saint’Pierre – PUC-Rio

16:45 – DESENVOLVIMENTO DE ENSAIOS IN-VITRO PARA O IMPACTO DE VAPORES DE CIGARROS ELETRÔNICOS EM MODELOS DE SURFACTANTE PULMONAR EM CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS / Prof. Dr. André Silva Pimentel – PUC-Rio

17:00 – DETERMINAÇÃO DE TOXINAS EM PRODUTOS DE CIGARROS ELETRÔNICOS POR LC-MS / Prof. Dr. Carlos Massone – PUC-Rio

17:15 – MODERNAS APLICAÇÕES DA ESPECTROMETRIA DE MASSAS (MS) PARA CIGARRO ELETRÔNICO / Felipe Lugão – Gerente de MS – Thermo-Fischer

17:30 – Perguntas e respostas

18:30 – Fechamento

19:00 – Coquetel

Serviço:

Evento: II Seminário: Produtos de tabaco de nova geração: o que diz a ciência?

Data: 05/09/19

Local: PUC-Rio / Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Prédio Leme, 12º andar, Gávea

Horário: Das 14h às 20h

Inscrições: http://sgu.net.br/event/IISemDEF_2019

Contato: iiseminariodef@gmail.com