Guide2Research: Pesquisa em Ciência da Computação do DI é a terceira melhor no Brasil

Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio se destaca por sua produção acadêmica na sexta edição do ranking

A PUC-Rio, por meio do seu Departamento de Informática (DI), que faz parte do Centro Técnico Científico da Universidade, foi avaliada pelo Guide2Research como a terceira melhor instituição do Brasil na área de pesquisa em Ciência da Computação. Nessa sexta edição do ranking, foram avaliadas 600 universidades, incluindo dez brasileiras.  A análise foi feita com base nos índices H (H-Index), uma métrica do total de artigos com alto número de citações, e na Bibliografia Digital e Projeto de Biblioteca (DBLP), banco de dados sobre a área de Informática.

O ranking tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica mais visibilidade e exposição às influentes contribuições de pesquisa feitas por aqueles que estão na vanguarda da ciência da computação. Como é o caso do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, um dos pioneiros na área de computação no País e o primeiro no Brasil a receber nota 7 (máxima) da CAPES, em 2003, tendo mantido tal nota desde então.

Ao contrário da maioria dos outros departamentos citados no ranking, que contam, em sua maioria, com um grande corpo docente, o programa do DI do CTC/PUC-Rio conta com apenas 18 professores, que fazem pesquisa de alta qualidade nas áreas de Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e Teoria da Computação.

“Com um corpo docente alinhado às mais recentes tecnologias da área, constar como terceiro melhor programa no Guide2Research confirma o compromisso do DI e seus professores com pesquisa, inovação e formação de profissionais no mais alto padrão de excelência. O impacto e o reconhecimento nacional e internacional da pesquisa realizada pelo DI se refletem no valor dado aos nossos alunos, muitos deles empregados nas maiores empresas no Brasil e mundo afora, como Microsoft, IBM, Amazon, Uber, Vtex, Google etc.”, reforça Markus Endler, diretor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio.

quarta-feira, 17 de junho de 2020