Transformação Digital é foco de pós-graduação do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio

Com a revolução digital cada vez mais presente na maior parte das atividades empresariais, educacionais e comerciais, torna-se um diferencial competitivo estar preparado para aproveitar todas as oportunidades do universo digital, com domínio sobre tecnologias emergentes capazes de revolucionar negócios. Tendo isso em mente, a PUC-Rio oferece a pós-graduação Lato Sensu 100% online “Master in Digital Transformation“. Profissionais de qualquer área, que buscam impulsionar suas carreiras e/ou negócios no meio virtual, de forma segura e estratégica para promover mudanças significativas e assumir posições de liderança digital, podem se inscrever até 26/07 no site http://www.puc-rio.br/ecoa/mdt .

Serão explorados temas como Ciência de Dados, Internet das Coisas, Blockchain e Contratos inteligentes, Inteligência Artificial, Design Thinking, Empreendedorismo, Inovação Aberta, Metodologias Ágeis, dentre outros. As aulas começam no dia 10/09, às quintas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h30. Todas serão transmitidas ao vivo e também gravadas, permitindo aos alunos acompanharem o curso de onde quiserem, tendo ainda acesso a um vasto conteúdo exclusivo nas disciplinas de seminários, para diversificar e facilitar a relação com o universo digital. A duração é de um ano de aulas e seis meses para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC), com carga horária de 360h e mensalidade de R$ 1.798,00 (mil setecentos e noventa e oito reais).

A última turma do MDT, iniciada em agosto de 2019 foi bem diversificada, com alunos de diferentes faixas etárias e diversas áreas de atuação, como tecnologia, suprimentos, comunicação, marketing, direito, medicina e construção, assim como dos setores público e privado. Carina Bonifácio, aluna desta primeira turma, trabalha com Gestão da Inovação e confirma a importância do Master in Digital Transformation: “O MDT proporciona uma reflexão crítica a respeito de como estamos e se estamos utilizando tecnologias e metodologias inovadoras da maneira correta. Algumas das ferramentas que conheci por meio das disciplinas estão sendo efetivamente usadas dentro da minha área e tem agregado muito valor. Foi minha primeira experiência com um curso de pós-graduação e recomendo muito para todos aqueles que querem sair do entendimento superficial sobre o que é transformação digital”.

Fernanda Campos de Oliveira, também da primeira turma e procuradora de justiça, acredita que a multidisciplinariedade do curso permite um vasto conhecimento tecnológico e humano. “As minhas expectativas foram atendidas. A diversidade do curso foi muito enriquecedora. Todo conteúdo e troca é o que eu pretendo trazer para todos os projetos em que eu estou atualmente envolvida, tendo como focos principais a sociedade e a pluralidade. A diferença é que agora eu tenho a tecnologia como aliada”, afirma a aluna.

“Ao longo do curso, o aluno desenvolve um projeto de transformação digital como forma de experiência prática, preparando-o para desafios reais. Atividades práticas, trocas de experiências com os professores e entre alunos, dinâmicas em tempo real, casos de sucesso e de fracasso e orientação permanente dos professores são alguns dos diferenciais que o MDT oferece”, revela Gustavo Robichez, coordenador da especialização.

segunda-feira, 22 de junho de 2020