The World Academy Of Sciences 2016 contemplou o matemático por sua contribuição ao estudo da teoria dos Sistemas Dinâmicos

O Nexo Jornal entrevistou o Prof. Lorenzo Díaz, do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por ter sido um dos contemplados do Prêmio TWAS deste ano, junto com outros oito pesquisadores — de diferentes áreas como Ciências Agrícolas, Biologia, Química, Ciências da Terra, Ciências da Engenharia, Matemática, Ciências Médicas, Física e Ciências Sociais — e que tenham trabalhado em um país em desenvolvimento por, no mínimo, dez anos.

O prêmio se deve às contribuições fundamentais do professor Díaz na sua área de pesquisa, que trata de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica com ênfase no estudo das bifurcações via ciclos, dinâmicas genéricas e aspectos topológicos e ergódicos das peças elementares de dinâmica. Como o nome indica, a teoria dos sistemas dinâmicos compreende o estudo de como os sistemas evoluem com o tempo. “Podem ser fenômenos físicos, químicos, biológicos, econômicos, que têm sua evolução determinada por uma equação, fórmula ou lei matemática”, esclarece o professor.

Díaz é Professor Titular da PUC-Rio e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é editor executivo da revista Ergodic Theory and Dynamical Systems, Coordenador da área de Matemática, Probabilidade e Estatística da CAPES e Cientista de Nosso Estado da Faperj. Sua indicação ao TWAS partiu de um membro da Academia Brasileira de Ciências.

Os vencedores proferirão uma palestra sobre suas pesquisas no TWAS’s 28th General Meeting, em 2017, quando receberão uma placa com a distinção e prêmio em dinheiro.

Clique aqui para ler a matéria.