Pesquisa relevante de Lorenzo J. Díaz Casado na área de Sistemas Dinâmicos, aliada à sua contribuição científica para a promoção da ciência no Brasil, foram essenciais para reconhecimento do cientista, agraciado entre outros cinco brasileiros pela The World Academy of Sciences

Professor do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Lorenzo J. Díaz Casado acaba de ser eleito fellow da TWAS, The World Academy of Sciences, na área de Ciências Matemáticas. A TWAS é uma reconhecida associação que promove a ciência nos países em desenvolvimento. A trajetória profissional de Díaz, sua contribuição científica, seus estudos na área de Sistemas Dinâmicos e sua colaboração para a promoção da ciência no Brasil foram preponderantes para mais este reconhecimento. Entre os 55 eleitos este ano, outros cinco brasileiros foram contemplados com este título, dado anualmente a cientistas de dez diferentes categorias, indicados e eleitos por membros da TWAS. Díaz é o segundo professor do CTC/PUC-Rio a ser eleito fellow:  em 2008, o Prof. Carlos Lucena, do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, foi o primeiro a ser contemplado com o título.

“Fiquei muito feliz com este título da TWAS. Com ele, espero que meu engajamento para o desenvolvimento científico seja estendido e me permita abrir novas portas de cooperação internacional”, revela Díaz. Em 2016, o professor já havia recebido o Prêmio TWAS por sua pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Dentre suas contribuições está a introdução do conceito de “misturador (ou blender)”, em conjunto com Christian Bonatti, da França. A série “What is…?”, da revista Notices of the American Mathematical Society, que mensalmente discute um conceito matemático, dedicou um verbete aos misturadores.

Espanhol radicado há mais de 30 no Brasil, Lorenzo Díaz dá aula na PUC-Rio desde 1994, aonde hoje é Professor Titular. Sua formação inclui doutorado pelo IMPA, o professor faz parte da elite acadêmica do País como bolsista 1A de produtividade em pesquisa do CNPq, é membro da Academia Brasileira de Ciências e Cientista de Nosso Estado da Faperj, recebeu em 2016 a Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil e, até março deste ano, exerce a função de coordenador da área de Matemática, Probabilidade e Estatística da CAPES.

A pesquisa em sistemas Dinâmicos data do século XIX, quando o matemático e físico francês Henri Poincaré resolveu descrever qualitativamente o movimento dos corpos celestes. Esta área de estudo conta com a pesquisa de outros importantes matemáticos brasileiros reconhecidos internacionalmente, como Arthur Ávila (o primeiro brasileiro a receber uma medalha Fields, o Nobel da Matemática, em 2014) e Jacob Palis (ex-presidente da TWAS e um dos pioneiros em Sistemas Dinâmicos no País).

 

Informações para a imprensa:
APPROACH COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)
Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 107 e 164 (Approach Comunicação)
Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)
www.approach.com.br