O professor Guillermo Solórzano-Naranjo, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), acaba de ser nomeado Fellow da Microscopy Society of America (MSA), uma das mais prestigiadas sociedades científicas do mundo. Esta é a primeira vez que um acadêmico da América Latina conquista este título, destinado somente a membros seniores da organização que tenham contribuído significativamente com os avanços científicos na área da microscopia. A Sociedade destaca a excelência de Solórzano na aplicação da microscopia para resolver problemas associados com os materiais e pelo serviço prestado como embaixador para cooperação internacional através da microscopia, em escala mundial.

Há 42 anos como docente da PUC-Rio, o professor também é o único latino-americano membro do conselho da Federação Internacional de Sociedades de Microscopia, que integra 68 países, além de ter sido presidente do 17º Congresso Internacional de Microscopia, realizado pela primeira vez no Brasil e América do Sul em 2010. O professor Guillermo foi presidente da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) e do Conselho Interamericano de Sociedades de Microscopia Eletrônica (CIASEM) e também Presidente fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).

O certificado de reconhecimento da MSA será entregue ao professor em uma cerimônia especial, no dia 6 de agosto de 2018, nos Estados Unidos.