Em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o Prof. José Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) do CTC/PUC-Rio, foi condecorado, no dia 17 de outubro, com a Medalha Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador, na categoria Ciências da Engenharia. A insígnia faz parte da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC), a principal condecoração do governo a cientistas reconhecidos como relevantes nas áreas de ciências biológicas, físicas, ciências agrárias, ciências da terra, química, matemática, ciências sociais e humanas, ciências tecnológicas e ciências da engenharia. Neste ano, 85 cientistas recebem a honraria. A ONMC foi instituída em 1993, com duas classes de membros, Grã-cruz e Comendador, e a categoria de Personalidade Nacional, destinada a premiar pessoas que, embora não sejam cientistas, tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil.

Desde 2016, Boisson é membro titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão reaberto no governo Temer e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Os 12 ministros de Estado e 14 membros que compõem o CCT propõem políticas de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do País, bem como formulam metas e planos, efetuam avaliações relativas à execução dessas políticas nacionais e opinam sobre programas que possam causar impacto ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.

Em sua trajetória, Boisson foi o primeiro CEO não norte-americano na história do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) a ser eleito presidente do instituto, cujo mandato foi no período 2014-2015. O IEEE, criado em 1885, é reconhecido e celebrado mundialmente como a mais representativa sociedade técnico-profissional internacional dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação.

Além de professor na PUC-Rio desde 1978 e Ph.D. em Engenharia Elétrica pela University of Southern California – USC em Los Angeles, EUA, Boisson é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia e já foi Professor Visitante no Politecnico di Torino, na Itália, e na University of Science and Technology (HKUST), em Hong Kong. Atuou como pesquisador visitante nos laboratórios da NEC Europa em Heidelberg, Alemanha, no AT&T Bell Laboratories, Estados Unidos, e na Telecom Paris, França.

Com mais este reconhecimento, Boisson junta-se a outros seis professores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) que já foram agraciados com a Medalha do Mérito Científico – Classe Comendador: Antonio Luz Furtado, Eloi Fernandes y Fernandes, Fernando Cosme Rizzo Assunção, Hans Ingo Weber, Marcelo Gattass e Rubens Sampaio Filho.