Prof. Carlos José Pereira de Lucena é eleito para o Quadro de Membros Titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE)

O Prof. Carlos José Pereira de Lucena, do Departamento de Informática, acaba de ser eleito para o Quadro de Membros Titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Este é mais um reconhecimento da ilustre carreira do professor.

Sua trajetória teve início em 1965 quando se formou em Economia Matemática pela PUC-Rio. Em 1969, terminou o Mestrado no Department of Computer Science & Applied Analysis pela University of Waterloo. Em 1974, concluiu o Doutorado em School Of Engineering And Applied Sciences pela University of California (Los Angeles), e, um ano depois, já tinha um pós-doutorado pela IBM Research. Em 2014, ele foi o primeiro brasileiro a conquistar o título de Fellow da Association for Computing Machinery (ACM), a mais alta categoria da renomada associação mundial em computação, que representa 1% dos participantes da maior e mais importante sociedade científica e educativa em computação do mundo.

Lucena publicou mais de 450 trabalhos arbitrados nos principais veículos de sua área, além de ser bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 1A (o mais elevado). O professor também é Fellow da Fundação Guggenheim e da TWAS (Academy of Sciences for the Developing World), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e, desde 2010, presidente do Instituto Nacional de Ciências da Web (INCT). Tendo formado cerca de 45 doutores e 118 mestres em seus 51 anos como professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio.
A Sessão Solene de Posse da Academia Nacional de Engenharia será realizada quinta-feira, dia 24/11/2016, às 19h no Auditório do Arsenal de Marinha, Rio de Janeiro.

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação Integrada)

terça-feira, 13 de setembro de 2016