Jogo da Apple Developer Academy | PUC-Rio é destaque na seção Coming Soon da AppStore

Game brasileiro Mutatis, que será disponibilizado em 02/02/2020, despertou o interesse da Apple e já são mais de 1.500 cadastrados para baixar o jogo na data de lançamento

Desde a segunda semana de dezembro, quatro alunos da turma 2018-2019 da Apple Developer Academy | PUC-Rio foram surpreendidos com a notícia de que seu jogo Mutatis ganhou destaque na seção Coming Soon da AppStore, seção dos jogos e aplicativos que estarão disponíveis na loja Apple em breve. Inserido em 03/12, em menos de uma semana Mutatis ganhou destaque espontâneamente e, de 40 interessados, o game pulou para mais de 1.500 pessoas do Brasil e dos EUA que já se cadastraram para ter o jogo baixado automaticamente e totalmente grátis na data de lançamento, programada para 02/02/2020.

O jogo brasileiro foi desenvolvido ao longo de 2019 por Victor Pineles (23 anos, aluno de Design de Mídial Digital), Giovanni Severo (22 anos, aluno de Ciência da Computação), Luiz Fernando Duarte e Pedro Ferraz (ambos de 20 anos e alunos de Engenharia da Computação), com a meta de prepará-lo como trabalho final da turma 2018-2019 da Apple Developer Academy | PUC-Rio, programa de formação para desenvolvedores de aplicativos para plataformas Apple (iPhone, Apple TV e Apple Watch), ministrado pelo Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

Mutatis inova ao explorar os diversos sensores que o iPhone tem, fazendo com que exposição a luminosidade, volume, sensor de proximidade e movimento transformem a jogabilidade em tempo real. Ele reinventa o estilo clássico shoot em up e convida o usuário a mergulhar no universo de constante transformação. É um Mutatis diferente cada vez que se joga.As condições e ambientes modificam os desafios que virão pela frente e quais inimigos aparecerão, surpreendendo ao abrir uma gama de possibilidades de interação tanto com o jogo, quanto com o próprio iPhone. Será que jogo no escuro? Com quanto de bateria o celular está? Quão alto está o volume? Essas são perguntas que o jogador precisa se fazer durante o jogo.

Até a data de lançamento, Mutatis será finalizado com a solução de alguns bugs, a criação de dois novos mundos no jogo, a melhoria de algumas animações e a opção de novas ofertas de achievements (recompensas por conquistas ao longo do game). “Nossa responsabilidade só aumenta com essa resposta do público. Estamos animados e certos de que o Mutatis fará o sucesso que merece”, declara Giovanni Severo. O professor Andrew Costa complementa: “Os rapazes foram inteligentes ao explorarem as configurações do iPhone dentro de um jogo. Essa inovação deve ter feito diferença para o destaque conquistado na AppStore.”

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019