Entre os dias 17 e 20 de julho, o Rio recebe pela primeira vez o evento que reunirá os maiores especialistas na área da Engenharia Geotécnica

A décima edição do Simpósio Internacional de Mediação de Campo em Geomecânica (FMGM2018) será realizada no Windson Barra Convention Center nos próximos dias 17 a 20 de julho. O evento trará especialistas em Engenharia Civil para falar sobre os mais recentes estudos na área, além de destacar a importância do uso do Método Observacional e de Instrumentação na cadeia produtiva da Engenharia Geotécnica. Em conjunto com uma programação técnica consistente, a organização trabalhou para ampliar a comunicação com outros segmentos fundamentais da área, como o setor de Seguros e as Agências de Fomento à Inovação. As inscrições podem ser feitas online, no www.fmgm2018.com/2018/registration/. Para evitar o impacto da alta do dólar, a taxa de conversão foi fixada favoravelmente.

Tendo como chairman o Prof. Pedricto Rocha Filho, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), o evento incluirá efetivamente a temática sobre políticas públicas de fomento ao desenvolvimento tecnológico. “Na área da Instrumentação, a nossa defasagem tecnológica é muito significativa. Há uma necessidade da atuação das agências de fomento no sentido de modificar este cenário”, afirma o professor. Desta forma, o FMGM2018 contará com a participação das duas mais importantes agências de fomento à Inovação do nosso país: a Financiadora de Estudos e Projeto (FINEP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Dentre os destaques da programação, podemos ressaltar: palestras especiais com renomados especialistas, sessões sobre túneis, barragens, fatores humanos, padronização e calibração, os workshops “Aspectos Práticos da Instrumentação de Campo”, “Sensoriamento Remoto” e “Tratamento e Visualização de Dados”, sessões técnicas, exposição de instrumentos e sistemas de aquisição e transmissão de dados, incluindo demonstrações de tecnologias avançadas de monitoramento feitas por várias empresas líderes mundiais etc.

A Sessão Especial “Integrando medições de campo e seguros. Linha do tempo dos seguros. Processos de risco aceitáveis. Casos de regulamentação” irá promover o fortalecimento do vínculo entre o Setor Segurador e a Instrumentação Geotécnica, com a participação das principais companhias seguradoras que atuam no Brasil, abordando assuntos como, por exemplo, a Lei de Segurança de Barragens e o potencial para promover uma melhoria de qualidade das obras geotécnicas.

A organização do evento é uma parceria entre a PUC-Rio, o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), a Sociedade Internacional para Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (SIMSG), a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), a Academia Nacional de Engenharia (ANE), o Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), o Portal Clube de Engenharia e o Conselhor Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ).

SERVIÇO:
Evento: 
FMGM 2018 – Simpósio Internacional de Medição de Campo em Geomecânica

Data: 17 a 20 de julho de 2018
Inscrições: www.fmgm2018.com/2018/registration/
Taxa de inscrição: varia entre R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) e R$ 3.195,00 (três mil cento e noventa e cinco reais)
Local: Windsor Barra Hotel – Av. Lucio Costa, 2630 – Barra da Tijuca
Informações: http://fmgm2018.com/2018/.

Informações para a imprensa:
APPROACH COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)
Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 109 e 187 (Approach Comunicação)
Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)
www.approach.com.br