CTC/PUC-Rio promove R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro, no dia 19/09

Criar uma rede de colaboração entre pesquisadores cientificos italianos residentes no Brasil e a realidade industrial brasileira. Essa é a proposta do R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro, evento gratuito organizado pelo Consulado Geral da Itália e pelos professores Daniele Fulvio, Marco Cremona e Omar Ginoble Pandoli do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). Ele será realizado no dia 19 de setembro, no próprio consulado, localizado na Av. Pres. Antônio Carlos, 40, Centro. As inscrições já podem ser feitas até a data do evento no link https://www.eventweb.com.br/r2b2019/hotsite/#home.

O encontro, que conta com o patrocínio da Enel no Brasil, tem o objetivo de identificar uma convergencia de interesses entre pesquisadores italianos e empresas dos dois países nas linhas estratégicas de energias renováveis e meio ambiente; medicina e tecnologia de alimentos; materiais avançados e nanotecnologia; astrofísica e engenharia aeroespacial; informática e telecomunicações. Já esta confirmada a presença de empresas tecnológicas nacionais e internacionais como ENEL no Brasil, Tenaris Brasil, Codemar S.A., Saipem do Brasil, Bracco Imaging do Brasil, Ternium Brasil, NanoBusiness, Telespazio S.p.A., TIM do Brasil e Leonardo S.p.A..

O congresso tem colaboração do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC), FIRJAN-SENAI, Prointer Bio, Sebrae, Camera Italo-Brasiliana di Commercio (CCIB), Associazione Ricercatori Italiani in Brasile (ARIB) e Comunità Italiana.

Programação R2B Research to Business, Itália-Rio de Janeiro

08:00 – 09:00 – Credenciamento (Instituto Italiano de Cultura, sala Italia, 4º andar)

09:00 – 09:30 – Abertura

• Antonio Bernardini, Embaixador da Itália
  • Leonardo Rodrigues, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, acompanhado por Filippo Scelza, Subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo Frederico Araujo, Diretor da FIRJAN Internacional
  • Nicola Cotugno, Country Manager da ENEL no Brasil
  • Marco Cremona, Comitê dos Pesquisadores Organizadores

Apresentações

09:00 – 09:30

• FIRJAN SENAI – “As oportunidades de parceria com o SENAI para os pesquisadores italianos no setor da pesquisa aplicada” / Mauricio Ogawa, Gerente Geral de Tecnologia e Inovação da FIRJAN-SENAI

09:40 – 10:20 Energias Renováveis e Ambiente

• 09:40 – 09:50 “Desafios de Inovação da Enel Green Power” / Roberta Bonomi, Head of Enel Green Power Brasil
  • 09:50 – 10:00 “SAIPEM – Our Current R&D Programs in Brazil” / Otavio Sertã, Diretor de Engenharia da Saipem do Brasil
  • 10:00 – 10:20 Apresentação atividades pesquisadores italianos: Alberto  Coralli (UFRJ), Alessandra Magrini (UFRJ), Luigi Jovane (USP), Marco Ianniruberto (UnB)

10:20 – 10:50 Medicina e Tecnologia dos Alimentos

• 10:20 – 10:35 “Inovação em Diagnostico” / Tommaso Montemurno, CEO da Bracco Imaging do Brasil, e Fernando Poralla, LATAM Medical Affairs Director da Bracco Imaging do Brasil
  • 10:35 – 10:50 Apresentação atividades pesquisadores italianos: Salvatore De Simone (FIOCRUZ)

10:50 – 11:10 Coffee break

11:10 – 12:10 Materiais Avançados e Nanotecnologias

• 11:10 – 11:20 “Pesquisa e Desenvolvimento para o mercado de Óleo e Gás” / Luis Chad, Diretor de QHSE da Tenaris no Brasil
  • 11:20 – 11:30 “Aços Avançados na Ternium” / Fernando Actis, Diretor de Produtos e Pesquisa da Ternium
  • 11:30 – 11:40 “A Venture Builder NanoBusiness e seus projetos deep tech” / Ronaldo Pedro da Silva, Professor da UFRJ, sócio fundador e pesquisador da NanoBusiness Informação e Inovação Ltda.
  • 11:40 – 12:10 Apresentação atividades pesquisadores italianos: Marco Cremona (PUC-Rio), Omar Pandoli (PUC-Rio), Tommaso Del Rosso (PUC-Rio), Roberto Jakomin (UFRJ), Antonio Petraglia (UFRJ)

12:10 – 12:30 Astrofísica e Engenharia Aeroespacial

• 12:10 – 12:20 “Role of drones in future Transportation and Logistics for Smart Cities” / Marco Brancati, Chief Innovation & Technology Officer da Telespazio S.p.A.
  • 12:20 – 12:30 Apresentação atividades pesquisadores italianos: Giancarlo Santilli (UnB)

12:30 – 13:10 Informática e Telecomunicações

• 12:30 – 12:40 ” Brasil 5G: uma plataforma para a Inovação e Disrupção Digital” / Janilson Bezerra, Diretor de Inovação e Tecnologia da TIM Brasil
  • 12:40 – 12:50 ” Oportunidades de Inovação com a Enel Infraestrutura e Redes” / Bruno Cecchetti, Head of Network Technology da Enel Infrastructure and Network Brazil
  • 12:50 – 13:05 ” Uma Cidade para o nosso futuro: inteligente, segura, resiliente, sustentável e verde. Uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento” / Francesco Moliterni, responsável comercial LATAM da Leonardo S.p.A. + “Maricá: Conceito Living Lab / Inovação & Empreendedorismo” / Josè Orlando Dias, Presidente da Codemar S.A.
  • 13:05 – 13:20 Apresentação atividades pesquisadores italianos: Alessandro Alla (PUC-Rio), Francesco Noseda (UFRJ), Giacomo Pirazzoli (UNIFI – Universidade de Firenze)

13:20 – 13:40 Debate e encerramento (I parte)

Marco Ianniruberto, Presidente da ARIB (Associazione Ricercatori Italiani Brasile)

Omar Pandoli, Comitê dos Pesquisadores Organizadores