Inscrições abertas para o Módulo Ignição, uma parceria Petrobras e ECOA PUC-Rio

O ECOA PUC-Rio, iniciativa de educação digital, multidisciplinar, democrática e gratuita do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), e a Petrobras lançaram nesta quinta, 31/10, mais uma etapa do programa Petrobras Conexões para Inovação. O módulo, batizado de Ignição, tem a proposta de fomentar a experimentação, desafiando universitários a criarem soluções para a transformação digital do setor de óleo e gás. São 21 vagas para alunos de qualquer curso e universidade, que se formem após janeiro de 2021, e as inscrições podem ser feitas no site www.puc-rio.br/ignicao, até 06 de janeiro de 2020. O processo seletivo será em duas etapas: por meio de seleção do material enviado no ato da inscrição (vídeo, currículo, linha da vida etc.) e, em seguida, por meio de entrevista.

O programa oferece bolsas de pesquisa aos alunos, com remuneração mensal por seis meses, podendo ser renovada. As atividades serão na PUC-Rio, de segunda a sexta, das 14h às 18h, a partir de fevereiro de 2020, com visitas às instalações da Petrobras no Rio ao longo do ano. Os alunos aprenderão sobre diversas tecnologias e suas aplicações como forma de propor soluções de novos produtos, processos ou serviços. O programa explorará algumas das principais tendências tecnológicas da atualidade, tais como: Aplicações Inovadoras (Mobile, Web e Bots); Tecnologias de Registro Distribuído, como Blockchain; Ciência de Dados e Inteligência Artificial. O edital com todos os detalhes pode ser consultado em http://ignicao.les.inf.puc-rio.br/Edital.pdf.

O anúncio do “Módulo Ignição” foi feito pelo diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolás Simone, na edição brasileira da Offshore Technology Conference (OTC), que acontece no Rio de Janeiro. “Esta é mais uma iniciativa que estamos lançando para acelerar o nosso processo de inovação. É um programa multidisciplinar e de co-criação para estudantes. Serão selecionados 21 alunos que passarão por uma mentoria baseada em desafios seguida de um período para desenvolvimento de inovações”, afirmou o diretor, que reforçou também a expectativa de estimular um ambiente de colaboração, que permita colocar técnicos da Petrobras, empresas, estudantes, universidades e start ups para trabalharem juntos.

O programa adota o Challenge Based Learning (CBL), uma metodologia multidisciplinar que instiga os alunos a desenvolverem soluções para as mais diversas situações, de forma criativa e inovadora. As atividades vão promover conhecimentos técnicos com aulas práticas e teóricas e a proposta é que os alunos desenvolvam projetos seguindo as práticas do mercado. Foco nas habilidades do século XXI, soluções locais para desafios universais, capacidade de trabalhar em equipe e estar sempre aberto a novos aprendizados são algumas das características exigidas dos alunos. ““Estamos provocando jovens talentos a desenvolverem soluções inovadoras para a indústria de óleo e gás (O&G). Diversidade será uma peça importante na condução desta primeira etapa que é o processo seletivo do programa. Convido a todas os estudantes de qualquer área de conhecimento a submeterem a sua inscrição neste processo”, reforça Gustavo Robichez, Professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio e integrante do ECOA PUC-Rio.

Datas Importantes:

06/01/2020 – Fim das inscrições