Com cerca de 1.200 alunos em seus cursos de pós-graduação, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para dez programas Stricto Sensu (mestrado e doutorado), cujas aulas serão dadas a partir do primeiro semestre do ano que vem.

Confira os cursos e as respectivas datas de inscrição abaixo:

  • Engenharia Civil Até 15/11/18
  • Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos Até 25/11/2018
  • Engenharia de Produção Até 18/11/2018
  • Engenharia Elétrica – Até 02/11/2018
  • Engenharia Mecânica – Até 30/11/2018
  • Física – Até 17/10/18
  • Informática – Até 09/11/2018
  • Matemática 03/12/18
  • Metrologia –  Até 30/11/18
  • Química – Até 16/11/2018

De acordo com os últimos resultados da CAPES (quadriênio 2013-2016), dos dez programas de pós-graduação Stricto Sensu do CTC/PUC-Rio avaliados, cinco conquistaram nota máxima e dois ficaram apenas um ponto abaixo, confirmando a excelência internacional da PUC-Rio na área de exatas. A Universidade está entre as melhores do País e o CTC/PUC-Rio tem a reputação de ser um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Nos últimos cinco anos, cerca de 7.500 alunos se inscreveram nos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio. Os números são resultado de um investimento expressivo em pesquisa e equipamentos. Os alunos têm acesso a aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados, consolidando uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao desenvolvimento de pesquisadores para o Brasil. Atualmente, o corpo docente do CTC/PUC-Rio é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior.

 Veja os detalhes de cada um dos cursos de pós-graduação com inscrições abertas:  

 Engenharia Civil – Inscrições até 15/11/2018 – Conceito 6 na CAPES

O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.  A primeira conta com dez linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fraturas de Materiais, Estrutura de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não Convencionais, Modelos Constitutivos, Métodos Variacionais e Computacionais e Novas Metodologias na Engenharia. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

Mais informações: http://www.civ.puc-rio.br/admissao/  ou civ-pos@puc-rio.br

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – Inscrições até 25/11/2018 – Conceito 5 na CAPES 

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia dos Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Processo e Caracterização de Materiais, Desempenho e Integridade de Materiais, Junção de Materiais, Transformação de Fases, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Tecnologia Mineral, Siderurgia, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Tecnologias Ambientais, Materiais Nanoestruturados / Síntese.

Mais informações:  http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf.

Engenharia de Produção – Inscrições até 18/11/2018 – Conceito 5 na CAPES

As seis linhas de pesquisa oferecidas são: Planejamento de Sistemas de Produção e Operações, Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística, Programação e Controle de Sistemas de Transporte e Logística. As pesquisas estão inseridas nas áreas de concentração de Gerência de Produção, Finanças e Análise de Investimentos, e Transporte e Logística.

Mais informações: http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao-academica/apresentacao/

Engenharia Elétrica – Inscrições até 02/11/2018 – Conceito 7 na CAPES – Nota máxima

Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das cinco áreas de concentração: Eletromagnetismo Aplicado, Métodos de Apoio à Decisão, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Sistemas de Comunicações e Sistemas de Energia Elétrica.

Mais informações: http://www.ele.puc-rio.br/pos_inscricao.php?pageSet=22

 Engenharia Mecânica – Inscrições até 30/11/2018 – Conceito 7 na CAPES – Nota máxima

Desde 2004, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Mecânica Aplicada, Petróleo e Energia e Termociências, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Excepcionalmente, neste semestre, não haverá prova de seleção online. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos. Não há taxa de inscrição.

Mais informações:  http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao

Física – Inscrições até o dia 17/10/2018 – Conceito 6 na CAPES

O programa de pós-graduação do Departamento de Física da PUC-Rio seleciona os alunos por meio do exame unificado da UNIPOSRIO. O programa de mestrado é voltado tanto ao setor produtivo como ao acadêmico, enquanto que o de doutorado foca, principalmente, em profissionais que queiram a seguir carreira de pesquisador. As áreas de concentração são: ótica, astrofísica, física da matéria condensada, física estatística e física das partículas elementares e campos.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progfis.html

Edital: http://uniposrio-fisica.cbpf.br/?pgn=informacoesGerais

 Informática – Inscrições até 09/11/2018 – Conceito 7 na CAPES – Nota máxima

O programa é nota máxima em todas as avaliações CAPES desde 2001.  O curso de mestrado foi o primeiro do Brasil e o de doutorado, um dos pioneiros também no País. Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nos cursos das seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.

Mais informações: http://www.inf.puc-rio.br/pos-graduacao/

Matemática – Inscrições até o dia 03/12/2018 – Conceito 7 na CAPES – Nota máxima

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece oito linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm

Metrologia (Mestrado) – Inscrições até 30/11/2018 – Conceito 5 na CAPES – Nota máxima

O Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) desenvolve pesquisas e forma recursos humanos qualificados em Metrologia e suas áreas correlatas. Em consonância com o caráter essencialmente multidisciplinar da Metrologia, o programa beneficia-se da conjunção de competências e infraestruturas laboratoriais existentes em diversos departamentos e unidades do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. O Mestrado aprimora a formação de engenheiros, físicos, químicos, estatísticos e profissionais interessados na Metrologia e suas áreas correlatas, capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência das medições. O programa estrutura-se em três grandes linhas de pesquisa: (i) Instrumentação e Medição, voltada à concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de medição inovadores, operacionalmente eficientes e metrologicamente confiáveis; (ii) Redes Inteligentes de Energia, perseguindo inovações tecnológicas da comunicação e informação para a configuração de redes inteligentes de energia e maior eficiência energética; e (iii) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade, voltada para o estudo de modelos e pesquisas empíricas de gestão estratégica da inovação e sustentabilidade corporativa, buscando-se evidenciar o papel da Tecnologia Industrial Básica (TIB) no ciclo de inovação das organizações.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_metrologia.pdf

 Química – Inscrições até 16/11/2018 – Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) está com as inscrições abertas para Mestrado – dez vagas – e Doutorado – cinco vagas. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides.

Mais informações: http://www.qui.puc-rio.br/pos-graduacao/ingresso/

 

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 109 e 187 (Approach Comunicação)

Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

www.approach.com.br