Sob coordenação geral da Profª Marley Vellasco, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), a capital do Rio de Janeiro vai receber o IEEE World Congress on Computational Intelligence (IEEE WCCI), que acontecerá entre os dias 8 e 13 de julho, no Windsor Convention Center, na Barra da Tijuca. O congresso é formado pela junção de três grandes conferências: IJCNN 2018, na área de redes neurais, IEEE CEC 2018, sobre computação evolucionária, e FUZZ-IEEE 2018, que aborda sistemas fuzzy. Ele é aberto a acadêmicos e profissionais de qualquer área, que podem se inscrever no site http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/registration/.

 

Os cientistas brasileiros Miguel Nicolelis (Duke University), Marcos Valle (Unicamp), Andre Carvalho (USP) e Hélio Barbosa (LNCC) são alguns dos 20 palestrantes confirmados. Entre os estrangeiros, destaque para Enrique Ruspini, o principal cientista do Centro de Inteligência Artificial da SRI International, EUA, e ganhador do 2018 IEEE Frank Rosenblatt Award, e o renomado Dr. Gary B. Fogel, CEO da Natural Selection, Inc.(NSI), de San Diego, Califórnia, EUA, que vai comandar uma palestra grátis, aberta a todos, onde irá falar sobre as aplicações da inteligência computacional na biomedicina. “A comunidade científica nacional fica fortalecida internacionalmente ao participar de um evento deste porte. Esta é a primeira vez que uma cidade latino-americana sedia IEEE WCCI, sendo uma oportunidade única de se atualizar entre os mais importantes pesquisadores mundiais em inteligência computacional”, reforça Vellasco.

 

Machine learning, deep learning, big-data, inteligência artificial, mineração de dados etc. estão entre os diversos temas que serão abordados no congresso, cuja programação inclui cinco palestras principais (keynote speakers, um por dia), 15 palestras plenárias (cinco para cada uma das três conferências), 21 salas com sessões científicas paralelas aos temas abordados, apresentação de posters e 12 competições, além de outras atividades. “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento de teorias originais e aplicações inovadoras direcionadas pelo uso e análise de técnicas de inteligência artificial e computacional em vários campos relacionados, visando um contato efetivo com a indústria”, ressalta a Profª Marley Vellasco, que divide a coordenação do IEEE WCCI com o Prof. Pablo Estevez, da Universidade do Chile.

 

Os organizadores esperam receber cerca de duas mil pessoas no congresso. Até o dia 1º de maio, as inscrições contam com desconto, variando de US$ 400 (quatrocentos dólares) para estudantes a US$ 850 (oitocentos e cinquenta dólares) para não membros do IEEE. Para outras informações, acesse o site http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/.

 

Programação:

 

IEEE WCCI 2018 Keynote Speakers

  • Miguel A. Nicolelis: Professor de neurociência do Centro para Neuroengenharia na Duke University, EUA.

Tema:   “Brain-machine   interfaces:   from   basic   science   to neurological rehabilitation”; Interfaces cérebro-máquina: da ciência básica à reabilitação neurológica

  • Enrique Ruspini: Principal cientista do Centro de Inteligência Artificial da SRI

International, EUA, e ganhador do 2018 IEEE Frank Rosenblatt Award.

Tema: “Similarity and Fuzzy Logic in Cluster Analysis”. Similaridade e Lógica Fuzzy em análise de agrupamentos

  • Klaus-Robert Müller: Co-diretor da Berlin Big Data Center e professor de Ciência da Computação na Universidade Técnica de Berlim, Alemanha.

Tema: “Machine learning and AI for the sciences — towards understanding”; Aprendizado de máquina e inteligência artificial para as ciências – para compreender

  • Dario Floreano: Diretor fundador do Centro Nacional Suíço de Competência em Robótica e diretor do Laboratório de Sistemas Inteligentes no Instituto Federal de Tecnologia Lausanne, Suíça.

Tema: “The quest for evolving multicellular robots”. A busca por robôs multicelulares em evolução

  • Francisco Herrera: Professor do Departamento de Ciência da Computação e Inteligência Artificial da Universidade de Granada, Espanha.

Tema: “Evolutionary fuzzy systems for data science and big data: Why and what for?”. Sistemas difusos evolucionários para ciência de dados e big data: Por que e para que?

 

IEEE WCCI 2018 PUBLIC LECTURE

  • Gary B. Fogel: Chefe executivo da Natural Selection, uma companhia premiada e reconhecida internacionalmente, com 25 anos de história na área de inteligência computacional. San Diego, Califórnia, EUA.

Tema: “Applications of Computational Intelligence in Biomedicine”. Aplicações da Inteligência Computacional na Biomedicina

 

 

Palestras: http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/speakers/

Workshops: http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/workshops/

Painéis: http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/panel-sessions/

Sessões especiais: http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/special-sessions/

Competições: http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/competitions/

 

Serviço:

Evento: IEEE World Congress on Computational Intelligence

Taxa de inscrição: Com desconto até o dia 01/05/18

Datas: De 08 a 13/07/18

Local: Windsor Convention Center (R. Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)

Inscrições: http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/registration/

Informações: http://www.ecomp.poli.br/~wcci2018/

 

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 107 e 164 (Approach Comunicação)

Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

www.approach.com.br