Estão abertas as matrículas para o curso a distância “Chemical Leasing“, oferecido pelo Departamento de Química (DQ) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em conjunto com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) e a Coordenação Central de Extensão (CCE) da PUC-Rio. Para apresentar o curso, no dia 12 de maio, das 19h às 20h, a Drª Gisele Birman Tonietto, professora do DQ e coordenadora do curso, e a engenheira química Ana Maria Oestreich, consultora e especialista no tema, serão as palestrantes de uma aula aberta, gratuita e online a ser transmitida pela plataforma Zoom, podendo ser acessada diretamente no computador ou celular. As inscrições seguem até o dia da aula por meio do link:https://bit.ly/2AulaAberta-ChemicalLeasing.

Em 2006, durante a Conferência Internacional para Gestão dos Produtos Químicos, em Dubai, foi adotada a “Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM)”: um marco político para promover a segurança química em todo o mundo. “Ela tem como objetivo global a gestão sustentável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida. A proposta era que, até 2020, os produtos químicos seriam produzidos e utilizados de forma a minimizar impactos adversos significativos na saúde humana e no meio ambiente”, destaca Gisele Birman Tonietto, relembrando que, no mesmo ano de 2006, participantes do evento da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO, agência especializada da ONU), na Áustria,  concluíram que o Plano Ação Global do processo SAICM e o Programa Quick Start deveriam apoiar a disseminação internacional de projetos de Produção Mais Limpa e de Chemical Leasing (ChL).

Neste contexto, a professora informa que tanto a aula aberta quanto o curso são direcionados a empresas, profissionais e gestores do setor industrial, estudantes de pós-graduação de áreas correlatas como engenharia química, química, engenharia de produção, metrologia, e outros, assim como pesquisadores interessados em implementar projetos de Chemical Leasing (ChL). “Na aula aberta, faremos a introdução desse conteúdo que enaltece a relevância do SAICM e o papel desempenhado pelo modelo Chemical Leasing no cumprimento de seus objetivos e metas”, esclarece, acrescentando que a conexão da Segurança Química e o Chemical Leasing e suas referências no Brasil estarão em evidência com a apresentação de um representante do CONASQ (Conselho Nacional de Segurança Química) e também da consultora da UNIDO no Brasil para Chemical Leasing.

Mais sobre o curso Chemical Leasing, que aceita inscrições até 03 de junho

O curso de 20h será realizado de 10 de junho a 12 de agosto. Ele tem como objetivo introduzir o conceito de ChL e preparar profissionais para o desenvolvimento de contratos, assim como projetos de pesquisa e de inovação tecnológica neste modelo de negócio. As inscrições se encerram no dia 03 de junho. O investimento do curso é de R$ 1.520,00 (hum mil quinhentos e vinte reais), podendo ser dividido no cartão de crédito em até seis parcelas. Mais detalhes em: https://bit.ly/2xoZPsY.

Serão ao todo dez aulas, divididas em dois módulos, com duração de uma a duas horas por aula, transmitidas via Zoom. As aulas ficarão disponíveis online e poderão ser vistas por meio do programa Moodle. Os alunos terão também à sua disposição tutoriais para que possam tirar dúvidas.

Todos os participantes estarão aptos a integrar a rede mundial das Nações Unidas e a concorrer à Premiação Global de Chemical Leasing, em 2021. O encontro da rede mundial de Chemical Leasing acontecerá em paralelo ao 5º Encontro da Conferência Internacional para Gestão de Produtos Químicos, de 5 a 9 de julho, em Bonn, na Alemanha.