Ex-professores do CTC/PUC-Rio recebem Prêmio Destaques em Governança da Internet no Brasil

O 1º “Prêmio Destaques em Governança da Internet no Brasil“, oferecido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), homenageou três ex-professores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) entre os 33 premiados por seus feitos para o desenvolvimento da Internet no Brasil. José Roberto Boisson de Marca (Centro de Estudos em Telecomunicações – CETUC), Luiz Fernando Gomes Soares (in memoriam) e Michael Stanton (ambos do Departamento de Informática) foram citados no anúncio dos premiados, feito durante a cerimônia em comemoração aos 25 anos do CGI.br, via chamada de vídeo, no dia 29 de maio. O objetivo do Prêmio Destaques em Governança da Internet no Brasil é honrar pessoas ou organizações que contribuem para o desenvolvimento da Internet no País através de suas ações, realizações, ideias ou soluções criativas.

José Roberto Boisson de Marca

Professor do CETUC/PUC-Rio de 1978 a 2015, Boisson foi Presidente Mundial e CEO do IEEE em 2014. Em 48 anos de carreira, acumulou diversos títulos, como: Membro-Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Membro Fellow do IEEE. Recentemente, atuou como Membro Titular do Conselho Nacional de Ciência &Tecnologia entre 2016 e 2019. De 1983 a 198u7, quando foi Presidente do Laboratório Nacional de Redes de Computadores – LARC, consolidou o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e desenvolveu um projeto pioneiro de protocolo de transporte. Durante a sua gestão como Diretor do CNPq, em 1990, autorizou a concessão dos primeiros recursos para a implantação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

Luiz Fernando Gomes Soares (in memoriam)

O Departamento de Informática da PUC-Rio perdeu na noite do dia 8 de setembro de 2015 o Professor Titular Luiz Fernando Gomes Soares. Com graduação (1976) e Mestrado (1979) em Engenharia Elétrica, Doutorado (1983) em Informática — todos pela PUC-Rio — e um pós-doutorado (1985) pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications, Luiz Fernando lecionava na PUC há 36 anos e teve uma trajetória revolucionária para a Universidade e o Brasil.

Desde 2000 suas pesquisas sobre a linguagem NCL e o Ginga, criações suas, deram origem a duas Normas ABNT e uma Recomendação ITU-T, ambas fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional.

Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além da atuação acadêmica, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil, era membro do Conselho do Fórum Brasileiro de TV Digital, fazia parte do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003.

Michael Stanton

O inglês, cidadão brasileiro, doutor em matemática pela U. Cambridge, foi professor-pesquisador do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio de 1973 a 1999. Sua experiência profissional inclui ainda aulas de computação e redes no ITA (1971-73) e na UFF (1994-2014). Inspirado pela NSFNET (EUA), Stanton propôs criar uma rede acadêmica nacional em 1987. Foi coordenador de P&D do projeto Rede Nacional de Pesquisa – RNP (1990-93), diretor de P&D (2002-18) e Cientista de Redes (desde 2018) da RNP-OS. Contribuiu em projetos de infraestrutura de redes acadêmicas no Brasil, na América Latina e internacionais, tendo sido premiado pelo Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC / Trajetória 2018) e pela Internet Society (Hall of Fame 2019) por suas contribuições ao desenvolvimento da Internet.

terça-feira, 2 de junho de 2020