Estudo de energia eólica, da Engenharia de Produção da PUC-Rio, é premiado no SPOLM 2019

A aluna de Pós-Doutorado em Engenharia de Produção do Centro Técnico Científico Da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio),Soraida Aguilar Vargas, venceu o prêmio de melhor artigo no Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha – SPOLM 2019, na categoria de Pesquisa Operacional. O estudo “Regressão quantílica: uma análise para a geração de energia eólica e velocidade do vento” tem como proposta uma abordagem estocástica da geração de energia, uma vez que usualmente é obtida uma previsão pontual através da média condicional da velocidade do vento, e a metodologia permite capturar a variabilidade inerente a esta problemática. A cerimônia de premiação aconteceu dia 06 de novembro, na Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro.

O estudo de Soraida Aguilar foi desenvolvido a partir de três pontos principais: regressão, previsão e otimização. Os resultados permitem capturar as incertezas em relação à geração de energia. 

O concurso de artigos era composto de quatro categorias: melhor artigo geral em Pesquisa Operacional, melhor artigo geral em Logística, melhor artigo de cunho militar em Pesquisa Operacional e melhor artigo de cunho militar em Logística. A pesquisadora conta que sua pesquisa concorreu depois que o comitê avaliador indicou o estudo ao concurso, pois a diferença de outros eventos artigo submetido não tem que ser indicado para concorrer. “Eu submeti o estudo no Simpósio sem nenhuma pretensão além da disseminação do trabalho e, duas semanas antes da cerimônia, entraram em contato comigo para confirmar a minha participação na cerimônia de premiação, pois o meu artigo tinha sido premiado. Nunca imaginei que iria ganhar, estou muito feliz com o prêmio! ”, diz a aluna.

Soraida Aguilar destaca que foi uma surpresa ser a única mulher a ser premiada no SPOLM 2019. “Não tinha percebido ser a única mulher, até que no coffee break duas jovens se aproximaram para me parabenizar pelo prêmio e por estar representando-las como mulheres. Isto é uma enorme responsabilidade, pois imagino que de alguma forma esteja inspirando outras mulheres a avançarem na sua caminhada no âmbito da pesquisa”, afirma Soraida. Em meio a muitos pesquisadores e quatro categorias de concurso, ela representou diversas mulheres na área de Engenharia de Produção. Para ela, o reconhecimento de sua pesquisa em um evento como este é algo que vai além das questões acadêmicas tendo um impacto social que não é mensurável. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2019
Carregando