Dois projetos do CTC estão entre os finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) reatesta a sua excelência na área de petróleo e gás ao ser nomeado finalista de duas categorias acadêmicas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2018, organizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A premiação é reconhecida como um título de excelência ao incentivar o trabalho de instituições de pesquisa e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria brasileira, reconhecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os projetos participantes foram beneficiados pela cláusula de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que consta nos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural no país.

Das cinco categorias do prêmio, quatro contam com a indicação de trabalhos desenvolvidos por instituições credenciadas, em colaboração com empresas petrolíferas, sendo a PUC-Rio a autora de dois dos 12 trabalhos universitários escolhidos como finalistas. Esta é a quarta vez em cinco anos que a PUC-Rio disputa o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, tendo vencido em 2014, 2015 e 2016.

Na categoria III, que premia projetos na área de “Transporte, Dutos, Refino, Abastecimento e Biocombustíveis”, o professor Florian Pradelle, do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, foi nomeado com o trabalho “Implantação de infraestrutura para medição de emissões veiculares e de ensaios climatizados para veículos e uma unidade-piloto composta de pista de provas para realização de testes em veículos”, desenvolvido em parceria com a Petrobras. De acordo com o resumo da pesquisa, o objetivo é criar um aditivo que melhore a interação entre diesel, biodiesel e etanol. A pesquisa é resultado do doutorado de Pradelle, com orientação do Prof. Sérgio Braga, Diretor do Instituto de Tecnologia da PUC-Rio, e que acabou de receber o Prêmio CAPES de Tese 2018, referente às melhores teses defendidas em 2017 na área de Engenharias III.

O Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio também está à frente do outro trabalho concorrente no Prêmio ANP 2018. Na temática “Aumento do Fator de Recuperação de Petróleo e Gás”, que compreende a categoria V, a pesquisa “Desenvolvimento de microcápsulas com rigidez controlável e o seu uso no controle de mobilidade e aumento do fator de recuperação de petróleo”, do Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento de Meios Porosos do CTC/PUC-Rio em parceria com a Shell, foi selecionada como finalista. Sob responsabilidade do Prof. Márcio Carvalho, o projeto desenvolve uma metodologia para fabricação de microcápsulas para aumento do fator de recuperação de óleo. “Esta é a primeira vez que submetemos um trabalho à ANP. Foi ótimo ficarmos entre os finalistas, o que já dá uma grande visibilidade para as pesquisas desenvolvidas por nós”, reforça o Prof. Carvalho.

Nas edições de 2014 a 2016, a PUC-Rio venceu sempre na categoria “Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera”.  O trabalho “Sistema Moda para o Monitoramento Estrutural de Risers Flexíveis”, do Laboratório de Sensores a Fibra Óptica, da Engenharia Mecânica, coordenado pelo professor Arthur Braga, venceu em 2014. Já no biênio 2015 e 2016, os dois trabalhos vencedores — “Sistema Autônomo De Limpeza e Inspeção de Risers (AURI)” e “PIG Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize”, respectivamente — foram coordenados pelo Professor Jean Pierre von der Weid, do CPTI (Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da PUC-Rio).

Os vencedores de 2018 de cada categoria receberão o prêmio em uma cerimônia a ser realizada no dia 23 de novembro, no Rio de Janeiro. A lista completa de indicados está disponível no link http://www.anp.gov.br/pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/premio-anp-de-inovacao-tecnologica/edicao-atual.

Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 109 e 187 (Approach Comunicação)

quarta-feira, 31 de outubro de 2018