Disciplina “Modelo de Previsão de Séries Temporais” recebe chancela do IIF

06PUC-Rio é a primeira universidade da América Latina a ter uma disciplina reconhecida pela mais importante sociedade científica mundial na área de previsão

A disciplina “Modelo de Previsão de Séries Temporais”, do curso de pós-graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), acaba de ganhar a chancela do International Institute for Forecasters (IIF), dos EUA. O reconhecimento internacional, dado pela mais importante sociedade científica mundial na área de previsão, equipara o curso do CTC/PUC-Rio ao de outras 13 universidades que já receberam a chancela do IIF, tais como Oxford University (Inglaterra), The University of Sydney (Austrália), University of North Caroline, The George Washington University, Northwestern University (todas dos EUA), Université Paris/Ouest (França) e National Technical University of Athens (Grécia), entre outras.

O método de previsão de séries temporais é essencial para tomada de decisões nos mais diversos ramos de negócios, pois, com o uso de análises estatísticas a partir de dados históricos do passado, ele permite previsões para o futuro. O método tem ampla aplicação nas áreas de energia, turismo, planejamento urbano, logística, entre tantos outras. O Prof. Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Industrial do CTC/PUC-Rio, é o responsável pela disciplina há mais de 30 anos: “O reconhecimento do IIF confirma a qualidade da do ensino da matéria e o nosso esforço em torná-la cada vez mais completa e competitiva”, diz ele, que tem em seu currículo o título de ter sido o primeiro latino-americano eleito para assumir o Comitê de Diretores do IIF, cargo que ocupa desde 2012, tendo sido reeleito para mais um mandato, até 2019.

Recentemente, a disciplina “Modelo de Previsão de Séries Temporais” foi totalmente repaginada e atualizada com a inclusão de aulas práticas (a cargo do Prof. Fernando Cyrino, do mesmo departamento), oferecendo aos alunos o estado da arte de métodos de previsão, além da utilização do software R-Studio, para gráficos e cálculos estatísticos, para aplicação em sala de aula. Com a chancela, a disciplina será monitorada pelo IIF pelo período de cinco anos, podendo ser renovada.  A cada edição do curso, o Instituto premiará o melhor aluno da disciplina com US$ 100 (cem dólares), um certificado de desempenho oficial e gratuidade de um ano como membro do IIF.

Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)

domingo, 6 de agosto de 2017