Desenhos de mercado de eletricidade é tema de workshop do Depto. de Engenharia Elétrica

Nos dias 17 e 18 de janeiro, o Prof. Francisco Muñoz, da Universidad Adolfo Ibañez, no Chile, vai apresentar o workshop “An Introduction to Market Design and Equilibrium Modeling in Electricity Markets” (Uma Introdução ao Design de Mercado e Modelagem de Equilíbrio nos Mercados de Eletricidade) na PUC-Rio. O workshop será todo ministrado em inglês, das 14h às 17h nos dois dias.

A proposta é fornecer conceitos básicos para tratar de questões ligadas ao design de mercado com foco no setor elétrico. Os temas a serem discutidos envolvem tópicos abordados em programas avançados de microeconomia, programação matemática e análise de decisão e risco, com a apresentação de um conjunto amplo de ferramentas conceituais e matemáticas.

O evento faz parte do escopo da disciplina Economia da Energia Elétrica, ministrada pelo Prof. Alexandre Street no Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).  Interessados externos, não matriculados, poderão comparecer sem qualquer custo mediante confirmação pelo e-mail alslopes@ele.puc-rio.br (basta inserir “participação no workshop design de mercados” no assunto e informar a empresa ou instituição à qual está associado).

A disciplina Economia da Energia é uma iniciativa inovadora que visa preparar os alunos de pós-graduação em Engenharia Elétrica da PUC-Rio para uma nova realidade dos setores elétricos (no Brasil e no mundo), onde os mecanismos de mercado desempenham papéis centrais. Além de uma ementa bastante atual e adaptada ao contexto brasileiro, a disciplina oferece ao longo do semestre workshops de personalidades com grande distinção acadêmica e experiência prática. Em 2018, Luiz Augusto Barroso, ex-presidente da EPE e atual CEO da PSR Consultoria, foi o convidado para encerrar o ano.

Serviço:

Workshop An Introduction to Market Design and Equilibrium Modeling in Electricity Markets

Data: 17 e 18 de janeiro

Horário: das 14h às 17h

Local: PUC-Rio

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Prédio Cardeal Leme, Auditório Padre Anchieta (térreo)

Valor: Grátis

Inscrições: Até o encerramento das vagas.

E-mail: alslopes@ele.puc-rio.br

Telefone: 3527-1222