Desafios na indústria do petróleo é tema de workshop do Departamento de Química

Os laboratórios de Macromoléculas e Nanopartículas (M&N Lab) e o de Surfactantes (LASURF), liderados respectivamente pelas professoras Ana M. Percebom e Aurora Pérez Gramatges, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), se uniram para a realização do III Workshop de Aplicações de Polímeros e Surfactantes em Solução, no campus da Gávea, no dia 14 de setembro. O evento, que lotou com mais de cem participantes, reuniu profissionais e pesquisadores de diversas empresas (Petrobras, Shell, Dow, Lactea, Instrutécnica, Reoterm, SNF Brasil, Stepan) e universidades (PUC-Rio, UFRJ, UERJ, UFF, UFBA, UFES, UFRRJ, UIS, Unicamp e Universidade de Hamburgo/Alemanha) para debater a vasta gama de aplicações de polímeros e surfactantes em solução na indústria petroleira e sua utilização em quase todo o processo de produção da área de óleo & gás.

O diretor da Reoterm Instrumentos Científicos Ltda, empresa de equipamentos de laboratório, Dr. Hans-Michael Petri, falou sobre a importância do debate em sua área de atuação. Segundo ele, é fundamental reunir as ideias entre os dois lados (indústria e pesquisa), para que a qualidade e segurança das empresas produtoras sejam cada vez mais eficazes. “Desde a primeira edição, o evento conseguiu reunir palestrantes e público dos dois lados e promover um intercâmbio importantíssimo para muitas aplicações industriais”, declarou Petri.

A palestrante Dra. Marcia C. Khalil de Oliveira, química de petróleo do CENPES/Petrobras, acredita que a relação entre as empresas e a academia é agregadora, porque, segundo ela, uma deve entender as demandas e propostas da outra.  “Este evento é importante para a academia conhecer os gaps de conhecimento da indústria e propor trabalhos em colaboração”, concluiu Oliveira.

Além da troca com os palestrantes, o evento possibilitou também que os participantes apresentassem pôsteres/pesquisas relacionados ao tema. Uma banca, formada por doutores de diferentes empresas, avaliou e selecionou os três melhores do evento. Os vencedores da sessão de pôsteres foram os trabalhos que apresentaram as melhores propostas de aplicação na área de óleo & gás: “Estudo da estabilização da espuma de CO2 por surfactantes na presença de diferentes nanopartículas para aplicação na recuperação avançada de petróleo”, de Luis Maqueira Espinosa/PUC-Rio (1 ° lugar); “Formação de espuma durante a drenagem da solução de surfactante por injeção de gás”, de Nicolle Miranda de Lima/PUC-RIO (2° lugar) e “Estudo da atividade interfacial de petróleo/água e caracterização por espectrometria de massas de alta resolução (FT-ICR MS)”, de Wanderson Romão/UFES (3°lugar).

O próximo encontro está previsto para 2021 e já tem tema definido: “Ciência e Inovação na Indústria de Cosméticos”.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019