Os candidatos à única vaga disponível devem ter Doutorado

O Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para preencher uma vaga de Professor do Quadro Principal — regime de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva — na área de concentração em Química Ambiental Marinha. Os candidatos devem enviar de imediato um e-mail para diretoriaqui@puc-rio.br demonstrando seu interesse e as inscrições se encerram dia 24 de abril.

Será dada preferência a candidatos com interesse de pesquisa em avaliação, diagnóstico e monitoramento de contaminantes orgânicos em sistemas aquáticos (água, sedimento e biota), assim como no desenvolvimento e aplicação de metodologias analíticas relacionadas com o tema. É importante que o candidato tenha uma visão multi e transdisciplinar, permitindo estabelecer relações com demais áreas como Biologia, Ecotoxicologia, Geologia e Oceanografia.

Como pré-requisito, é preciso ter Doutorado em Química, Oceanografia Química ou Geoquímica. Fará diferença ter publicação científica consistente e atual — focada em revistas relacionadas com a área exigida e de impacto relevante, possuir experiência em docência, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e demonstrar capacidade para implementar um programa de pesquisa ativo, que envolva alunos de graduação e de pós-graduação, além de interagir com outros grupos de pesquisa na mesma área de concentração.

Processo seletivo será feito em duas etapas

A primeira etapa do processo seletivo consiste na avaliação do Curriculum Lattes e análise da proposta de um projeto de pesquisa com ênfase no tema descrito, incluindo detalhes sobre a viabilidade de sua implementação. Estes documentos devem ser enviados até dia 24 de abril para diretoriaqui@puc-rio.br e a divulgação do resultado desta primeira etapa será em 29 de abril.

Os aprovados para segunda etapa deverão enviar uma documentação complementar: cópia do Memorial Descritivo (CV documentado), carta de apresentação, carteira de identidade, CPF, PIS ou PASEP. Nesta fase, cada concorrente irá apresentar uma aula didática de 50 a 60 minutos . O tema da aula será sorteado entre os listados no Anexo 1 e será o mesmo para todos os candidatos. Será preciso ainda uma apresentação oral do projeto de pesquisa e, por fim, haverá uma entrevista com a banca examinadora previamente determinada. Excepcionalmente, esta etapa poderá ser realizada via Skype.
Anexo 1 – Lista de temas para prova de aula

1. Origem e composição do petróleo

2. Fontes de hidrocarbonetos para ambientes marinhos

3. Impactos potenciais da exploração e produção de petróleo no mar

4. Uso de indicadores geoquímicos para caracterizar contaminação por hidrocarbonetos em compartimentos ambientais

5. Poluentes orgânicos persistentes: origem, classificação e efeitos

6. Dinâmica e destino de poluentes orgânicos persistentes no ambiente

7. Processos de bioacumulação de contaminantes orgânicos persistentes

8. Contaminantes orgânicos emergentes: definição e principais classes de compostos

9. Introdução à toxicidade de contaminantes orgânicos

10. Principais técnicas analíticas para determinação de contaminantes orgânicos em amostras ambientais

 

SERVIÇO:

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DO CTC/PUC-RIO

Inscrições: Até 24 de abril

E-mail: diretoriaqui@puc-rio.br

Telefone: (21) 3527-1332

 

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

Tels: (21) 9-9918-1221 / (21) 3527-1303, ramais 43 e 44 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 194 e 164 (Approach Comunicação Integrada)

Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

www.approach.com.br