CTC/PUC-Rio tem 11 alunos selecionados para a WWDC 2019, evento anual da Apple, nos EUA

Onze alunos do Programa de Formação para Desenvolvimento iOS, coordenado pelo Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foram aprovados no concorrido processo seletivo mundial da Apple para a Worldwide Developers Conference (WWDC 2019), que este ano acontecerá de 03 a 07 de junho no McEnery Convention Center, em San Jose, Califórnia, EUA. O evento, que anualmente recebe cerca de cinco mil participantes do mundo inteiro, é voltado para desenvolvedores iOS e apresenta novos produtos e tecnologias desenvolvidas para o ano vigente.

O grupo de estudantes agraciado com as bolsas passou por uma seleção na qual deveriam criar projetos usando a ferramenta Playground, desenvolvida pela Apple. Eles foram estimulados a sugerir inovações à plataforma e tiveram apenas dez dias para definir e apresentar suas soluções. “Conhecimento técnico, criatividade e experiência oferecida aos usuários foram levados em consideração para definir os vencedores. Sem dúvida, esta será uma oportunidade incrível para esses alunos interagirem com ótimos profissionais, aprimorarem o network e trocarem expertises”, celebra Andrew Costa, professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, contando que, desde 2015, 54 alunos do Programa de Formação para Desenvolvimento iOS do CTC/PUC-Rio já foram contemplados com a bolsa da WWDC.

Nesta edição, todos os selecionados ganharam a bolsa denominada scholarship, que inclui a entrada gratuita para o evento (que custa US$ 1.599, cerca de R$ 6.400), acesso liberado a todas as atrações da feira e mais os custos de hospedagem e alimentação. Quatro dos 11 estudantes também ganharam o travel assistance, que cobre o custo das passagens aéreas. Entre os alunos, há os que já participaram e outros que viverão a experiência do evento pela primeira vez, como é o caso de Júlia Maria Alves Lima dos Santos. Ela conta que buscou usar as ferramentas Apple, com ênfase na educação: “Usei AR KIT, um framework de realidade aumentada, e outras ferramentas focando em educação para quem tem dificuldade de percepção espacial.  Acredito que esse combo foi um diferencial que me garantiu a scholarship”.

Indo pela segunda vez, Pedro Henrique Barroso Gomes aponta o desafio de pensar para além da engenharia: “No meu projeto eu falei um pouco da literatura de cordel. Acho que essa noção de falar sobre algo cultural brasileiro pode ter sido novidade para eles, e também é algo que me fez sair um pouco da zona de conforto da engenharia, por criar conteúdo artístico”. A veterana Karina Fernandes Tronkos, que sonha trabalhar no Vale do Silício, na Califórnia, embarca pela terceira vez e cheia de expectativas: “Estou no aguardo de novidades relacionadas às tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e machine learning, tecnologias que eu acredito terem aplicações revolucionárias em um futuro próximo. Outro ponto que eu estou ansiosa são as palestras relacionadas a design, já que a Apple é uma grande referência na área.”

31Na WWDC 2019, que tradicionalmente só revela sua programação no primeiro dia de evento, os participantes podem obter detalhes sobre a implementação de novos recursos da Apple. O evento conta com cerca de cem sessões técnicas e de design apresentadas por engenheiros da empresa para ajudá-los a criarem a próxima geração de aplicativos usando as tecnologias recém-anunciadas da empresa americana. “Nos laboratórios do evento, os participantes têm contato direto com os desenvolvedores das tecnologias que usamos no dia a dia”, conta o professor Costa, lembrando que todas as sessões do evento são transmitidas ao vivo e também são disponibilizadas em vídeo na web e no app WWDC.

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

Tel.: (21) 9-9301-4332 / (21) 9-9918-1221 (whatsapp)

(21) 3461-4616, ramais 191 e 192 (Approach Comunicação)

(21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)