CTC/PUC-Rio abre inscrições para o PROFMAT/Mestrado Profissional em Matemática

Há 20 vagas para professores de Matemática dos ensinos Fundamental e Médio, com inscrições até 15 de setembro. Iniciativa promove métodos inovadores de ensino da disciplina, despertando maior interesse entre os alunos

Depois de um intervalo de dois anos, o Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) volta a oferecer 20 vagas aos professores de matemática dos ensinos Fundamental e Médio interessados no PROFMAT, mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional. O ingresso se dá por meio do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT (ENA 2018), que será realizado no dia 21 de outubro de 2017, das 14h às 17h, na PUC-Rio (aos que optarem pela Universidade no ato da inscrição). O edital com todas as informações pode ser consultado neste link http://www.profmat-sbm.org.br/images/EDITAL-No9-ENA-2018.pdf. As inscrições seguem até 15 de setembro, pelo site http://www.profmat-sbm.org.br/.

O PROFMAT é um programa de pós-graduação semipresencial (stricto sensu) em Matemática, voltado para professores que lecionam a disciplina no ensino fundamental e médio e queiram aprimorar sua formação profissional, reconhecido pela CAPES e avaliado com nota cinco pelo Ministério da Educação (nota máxima para programas de mestrado). A coordenação é da Sociedade Brasileira de Matemática, que tem no exame o objetivo de estimular a melhoria do ensino da disciplina em todos os níveis de escolaridade.  Professores aprovados no ENA poderão requerer bolsa de estudo cuja concessão ficará a cargo da CAPES, conforme o anexo 4 do edital.

As aulas no Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio não terão qualquer custo, começam no primeiro semestre de 2018 e serão aos sábados nos turnos da manhã e da tarde. A procura pelo PROFMAT no Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio confirma o sucesso da iniciativa: a cada 20 vagas oferecidas por ano, o número de candidatos chega a 180 inscritos. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones (21) 3527-1281 e (21) 3527-1280, ou enviar e-mail para secpos@mat.puc-rio.br e sinesio@puc-rio.br.

Desde 2012, com um intervalo nos anos de 2016 e 2017, a PUC-Rio conquistou a oportunidade de oferecer o PROFMAT, firmando-se como a única universidade particular do país a integrar a Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que contempla 74 universidades em todo País.

Professores formados no PROFMAT revolucionam o ensino da matemática e despertam o interesse pela disciplina entre seus alunos

Entre os professores formados no PROFMAT oferecido pelo Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio, há diversos exemplos positivos de como o ensino da matemática de uma maneira não convencional fez com que o aprendizado se tornasse algo mais fácil e prazeroso para os alunos.

Uma das professoras formadas pela PUC-Rio, oferece a seus alunos de turmas do Ensino Fundamental o ensino da matemática através do Tangram, um conhecido quebra-cabeça chinês. A iniciativa permite trabalhar a oralidade, a imaginação, a atenção, a organização, a visualização espacial, a apresentação de figuras geométricas e a introdução de novos conceitos ligados à Álgebra e à Geometria.

Outra professora ensina a disciplina através dos origamis, que concentram referências matemáticas em suas dobras que podem ser utilizadas para demonstrar facilmente a formação de cônicas. Sua geometria axiomática, nas possíveis combinações entre pontos e retas, se assemelha com os postulados de Euclides e permite resgatar conteúdos dificilmente aprofundados nas escolas.

Há ainda o caso de uma professora que trabalha a geometria através dos poliedros. O material utilizado na experiência foi composto por moldes de triângulos, quadrados, pentágonos, hexágonos regulares e pequenos elásticos, que foram usados para unir as faces.

Todas dão aula em escolas municipais, usaram estas experiências como temas de estudo no PROFMAT que concluíram no Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio e confirmaram o aumento do interesse dos alunos pela matemática.

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

quinta-feira, 3 de agosto de 2017