No dia 13 de dezembro, Laboratório HANDs e COR lançam “Relatório de Estratégia de Resiliência da Cidade do Rio de Janeiro e Legado Operacional Olímpico”

Não há dúvidas de que os Jogos Olímpicos causaram um grande impacto na vida do carioca. Durante esse período, o laboratório Humanitarian Assistance and Needs for Disasters (HANDs), que pertence ao Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em parceria com o Centro de Operações Rio (COR/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro), analisou as atividades do evento e, assim, auxiliou no desenvolvimento do legado operacional olímpico. O resultado da parceria deu origem ao “Relatório de Estratégia de Resiliência da Cidade do Rio de Janeiro e Legado Operacional Olímpico”, que será apresentado no dia 13 de dezembro, na PUC-Rio, no Auditório do RDC, das 10h às 11h30. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas no site http://www.hands.ind.puc-rio.br/legado-COR.php.

Para este trabalho, o Laboratório HANDs contou a parceria do Rio Resiliente: iniciativa da Prefeitura do Rio que aponta a estratégia da cidade para enfrentar impactos e se adaptar a choques e estresses crônicos causados pelas mudanças climáticas e pelos desafios urbanos. “Estivemos diariamente no COR realizando observação direta e coleta de documentos e fazendo entrevistas ao final de cada um dos períodos junto a profissionais chave das operações e gestão do COR”, reforça a Profª Adriana Leiras, coordenadora do Laboratório HANDs.

“Os Jogos Olímpicos constituíram uma oportunidade única de testar a capacidade operacional da cidade do Rio em termos de velocidade e qualidade da resposta, flexibilidade, protocolos e integração, considerando a atuação de mais de 30 órgãos públicos e privados, como as concessionárias, no Centro de Operações da prefeitura”, declara Pedro Junqueira, Chefe Executivo de Resiliência e Operações da cidade do Rio. Durante o lançamento, haverá palestras para apresentar a estrutura do Centro de Operações Rio e os resultados e análises do legado operacional olímpico. “A parceria foi fundamental para criar este documento, que serve como um meio de manutenção de conhecimento acumulado no período Olímpico. O relatório reforça o valor de linhas de pesquisa acadêmicas que tenham como base a operação de serviços públicos a partir da operação do COR, com apoio da equipe da PUC”, finaliza Leiras.

Informações para a imprensa:
APPROACH COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)
Tels: (21) 9 9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação Integrada)
Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)
www.approach.com.br