CTC/PUC-Rio abre inscrições para Mestrado Profissional pioneiro na América Latina em Engenharia Urbana e Ambiental

Pós-graduação é recomendada pela Capes/Brasil e oferecida em associação com a Technische Universität Braunschweig, da Alemanha, conferindo dupla diplomação aos mestrandos. Inscrições prosseguem até 15 de fevereiro

Trabalhar uma visão ampla e multidisciplinar de um modelo de desenvolvimento sustentável para as cidades brasileiras é o objetivo principal do Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental, que tem atraído uma série de profissionais de engenharia, arquitetura, meio ambiente, urbanismo e infraestrutura ao Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). A pós-graduação Stricto-Sensu,cujo programa é pioneiro na América Latina, é recomendada pela Capes/Brasil e pela AQAS/Alemanha (Agency for Quality Assurance by Accreditaion of Study Programmes), permitindo aos mestrandos obter dupla diplomação: pela PUC-Rio e pela Universidade de Braunschweig, na Alemanha. Para a próxima turma, com início em março de 2016, candidatos têm até 15 de fevereiro para efetivar suas inscrições.

O Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental permitirá uma visão geral dos problemas das grandes cidades, com ênfase específica nos aspectos relacionados com a sustentabilidade de aglomerações urbanas. Criado em 2009, com duração de dois anos e 540h/aula, o curso conquistou nota 3 (em 5) na última avaliação da Capes (2010/2012) e prevê, inclusive, aulas conduzidas por professores da instituição alemã. As linhas de pesquisa se concentram em três áreas: Planejamento Urbano e Sustentabilidade, Tecnologias Ambientais e Infraestrutura e Sustentabilidade. O curso integra conhecimentos de planejamento urbano, engenharia ambiental, transportes, engenharia sanitária, infraestrutura, energia, administração, sociologia, logística, gerenciamento de resíduos e de recursos naturais em ambiente urbano.

As aulas começam no dia 07 de março, sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30, na PUC-Rio, na Gávea. Vale ressaltar que é importante que o candidato tenha domínio de língua inglesa (compreensão oral e escrita), já que os professores vindos da Technische Universität Braunschweig ministrarão aulas no idioma.

Como se inscrever

Todos os candidatos deverão via e-mail o diploma ou certificado de conclusão de graduação ou declaração de estar cursando o último período de créditos (formato PDF), histórico escolar do curso de graduação (formato PDF), Curriculum Vitae atualizado (formato PDF), uma carta com breve descrição do perfil acadêmico/profissional e o porquê de desejar ingressar no curso (formato PDF), além de indicar nomes de dois professores ou profissionais, com seus respectivos e-mails, nomes da instituição ou empresa a que pertencem. A Universidade contatará estes profissionais solicitando cartas de referência sobre o candidato.

Os documentos devem ser enviados online — o sistema somente permitirá a visualização de documentos enviados em formato PDF — através do endereço http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/. O candidato deverá criar o seu cadastro com as seguintes informações: nome completo, e-mail (para recebimento da senha e notificações sobre o processo de seleção), curso desejado, qual seja Mestrado Profissionalizante e programa (Engenharia Urbana e Ambiental).

O processo de seleção será baseado na análise dos documentos apresentados e em uma entrevista, caso necessário. O resultado da seleção será divulgado para todos os candidatos, informando ainda os procedimentos e data da matrícula.

Para se inscrever, será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para ex-alunos da PUC-Rio e R$ 100,00 (cem reais) para candidatos externos. A taxa de inscrição será paga posteriormente, somente em caso de aprovação do candidato no processo de seleção. Caso admitido, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos (original e cópia): CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, certificado militar, documento de identidade. O candidato será fotografado no ato da matrícula.

Os alunos selecionados pagarão o curso em parcelas de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), com o primeiro pagamento em março de 2016 e o último correspondente ao mês anterior ao da defesa de dissertação. O prazo máximo para defesa da dissertação de mestrado é de 36 (trinta e seis) meses. Ex-alunos conveniados à Associação de Antigos Alunos PUC-Rio ganham 5% de desconto no pagamento parcelado. Por se tratar de um mestrado profissional, não é possível requerer bolsas de estudo através de agências de fomento à pesquisa como Capes, CNPq e Faperj.

SERVIÇO:

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA URBANA E AMBIENTAL
Inscrições: Até 15/02/16, pelo site http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/
Informações: http://www.urb.puc-rio.br/pdfs/edital_2016.pdf
Telefone: (21) 3527-1190 ou 3527-1188
E-mail: civ-urb@puc-rio.br
Início das aulas: 07/03/2016
Horário: Das 19h às 22h30, de segunda a quarta-feira
Local: PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea)

Mário Cesar Filho (mariocesar.filho@approach.com.br)
Tels: (21) 99918-1221 / (21) 3527-1303, ramais 43 e 44 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 194 e 164 (Approach Comunicação Integrada)