CTC/PUC-Rio abre inscrições para Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides

Doutorado é recomendado pela Capes/Brasil e oferecido em associação com a Case Western Reserve University, nos EUA, conferindo dupla diplomação. Inscrições se encerram em 18 de março.

Estão abertas as inscrições para o novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides – uma parceria entre o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (PEM – PPG em Engenharia Mecânica) e a Case Western Reserve University – Department of Macromolecular Science and Engineering (CWRU), nos EUA. Além da PUC-Rio, participam do Programa outras três universidades brasileiras. Para a próxima turma, com início em abril de 2016, os candidatos têm até 18 de março para efetivar suas inscrições.

O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular da CWRU é líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. A parceria entre as duas universidades permitirá aos doutorandos obter dupla diplomação de excelência internacional, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia, no Brasil e no exterior.

O programa é destinado a profissionais com Mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais e Matemática. Os alunos admitidos farão as disciplinas do primeiro ano no Brasil. Já nos dois anos seguintes, as pesquisas serão desenvolvidas nos Estados Unidos. No final do programa, no último ano, o aluno retorna ao Brasil para conclusão e defesa da tese. As aulas começam no dia 04 de abril. Vale ressaltar que o candidato deve ter domínio de língua inglesa (compreensão oral e escrita), já que as aulas serão ministradas neste idioma.

Como se inscrever

Todos os candidatos deverão enviar para o Coordenador do Programa na CWRU, através dos e-mails joao.maia@case.edu e tac77@case.edu, os seguintes documentos (em inglês): formulário de inscrição da CWRU, formulário com a indicação de PPG Brasileiros por ordem de preferência, uma carta de intenção do candidato, o Currículo Lattes e três cartas de recomendação. Será exigido também o certificado do Exame TOEFL, com grau mínimo de 90, obtido até 21 de dezembro de 2016.

O processo de seleção será baseado na análise dos documentos apresentados. O resultado da seleção será divulgado para todos os candidatos até o dia 23 de março. Os alunos selecionados receberão bolsa de estudos da CAPES para o período no Brasil e no exterior.

SERVIÇO:

DOUTORADO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE POLÍMEROS
Inscrições: Até 18/03/16, através dos e-mails joao.maia@case.edu e tac77@case.edu
Informações: http://engineering.case.edu/emac/macro-capes
E-mail: joao.maia@case.edu ou naccache@puc-rio.br
Início das aulas: 04/04/2016

Mário Cesar Filho (mariocesar.filho@approach.com.br)
Tels: (21) 99918-1221 / (21) 3527-1303, ramais 43 e 44 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 194 e 164 (Approach Comunicação Integrada)

quarta-feira, 2 de março de 2016