Projeto da PUC-Rio ficou entre os dez premiados de 200 concorrentes no primeiro Prêmio Tecnologias de Impacto, sendo o único trabalho carioca e integralmente acadêmico a ser contemplado. Iniciativa da Qualcomm Brasil é apoiada pelo CNPq, Sebrae, CNI e INPI e levará ganhadores para uma imersão em laboratórios e centros de pesquisa da Califórnia em 2018

 

Tecnologias capazes de transformar as interações entre o ser humano e o mundo, as chamadas inovações na área de Internet das Coisas (IoT), estão em alta. E uma plataforma desenvolvida no Laboratory for Advanced Collaboration (LAC) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), a ContextNet, acaba de ser contemplada no primeiro Prêmio Tecnologias de Impacto, organizado pela Qualcomm Brasil. Com o objetivo de reconhecer iniciativas de destaque e seus inventores, o prêmio contou com apoio do CNPq, Sebrae, CNI e INPI, tendo recebido a inscrição de 200 projetos — dispositivos inteligentes para áreas como e-health, energia, óleo & gás, agricultura de precisão e cidades inteligentes.  Destes, foram selecionados apenas dez, incluindo o da PUC-Rio, que ganharam uma semana no programa Imersão em Ecossistemas de Inovação, na Califórnia, EUA, com visitas a laboratórios e centros de pesquisa em fevereiro de 2018.

 

O ContextNet foi o único projeto carioca, acadêmico, da categoria de middleware a ser premiado, tendo entre seus concorrentes startups, grupos de pesquisa e inventores autônomos, e se destacado por ser geral, adaptável e independente da aplicação e dos dispositivos utilizados. Trata-se de um middleware de arquitetura mobile-cloud, onde dispositivos portáteis/móveis executando a plataforma Android são capazes de se conectar a coisas inteligentes com conectividade wireless de curto alcance que podem se mover ou serem movidas, como por exemplo robôs móveis ou wearables. O ContextNet permite coletar dados de sensores destas coisas inteligentes, processa-las nos próprios smartphones e na nuvem, assim como controlar e configurar remotamente atuadores nas coisas inteligentes.

 

O middleware tem aplicações muito além da casa inteligente (Smart home), podendo ser aplicado também nas áreas de saúde, segurança, transporte, manufatura, agricultura, dentre outras. O Profesor Markus Endler, coordenador e pesquisador principal do LAC e também professor do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, comenta: “Este prêmio celebra cinco anos de pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento constante do nosso software, que vem sendo cada vez mais usado em vários grupos de pesquisa no Brasil e até no exterior. É um grande reconhecimento para toda a atual equipe do LAC e todas as ‘gerações’ de meus orientados, que desde 2012 contribuíram – e continuam contribuindo – para a evolução do ContextNet”.

 

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)

Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

www.approach.com.br