Concluído Beta Teste para a Thermo Fisher Scientific, que cede Integrion para CTC/PUC-Rio

PUC-Rio foi a única universidade latino-americana a integrar grupo de pesquisa sobre o equipamento de Cromatografia de Íons de Alta Pressão. Seu Laboratório de Caracterização de Águas fechou parceria com a empresa americana e ganha em agilidade e tecnologia para a realização de novos estudos

Em 2015, junto com outros dez pesquisadores estrangeiros, a Profª Gisele Birman Tonietto, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foi convidada pela empresa americana Thermo Fisher Scientific, sediada em Sunnyvale, no Vale do Silício, Califórnia, para participar de um procedimento científico chamado Beta Test-Neptune. O teste consistiu em avaliar e testar antecipadamente o protótipo do mais novo equipamento de Cromatografia de Íons de Alta Pressão (HPIC) da empresa, o Integrion, lançado em março deste ano.

Agora, o Laboratório de Caracterização de Águas – LABAGUAS, do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio, foi inserido na estratégia de Market Seed da Thermo Fisher Scientific e recebeu o Integrion, gratuitamente. Com isso, a empresa americana ganha um parceiro de excelência e um laboratório de referência, onde serão desenvolvidas novas pesquisas, metodologias analíticas, aplicações específicas e poderá apresentar seu mais novo equipamento a seus clientes. Para o CTC/PUC-Rio, o ganho é concreto ao poder usufruir de um equipamento de última geração a custo zero, podendo desenvolver aplicações e gerar trabalhos científicos, beneficiando alunos e professores em suas pesquisas.

A Cromatografia de Íons de Alta Pressão (HPIC) é uma forma avançada da Cromatografia de Íons Convencional (CI). A CI é uma técnica analítica empregada na obtenção de informações quanto aos teores íons como cloreto, fluoreto, nitratos, nitritos, dentre outros, presentes em determinadas amostras, oriundas de matrizes ambientais, como ar, água, solo, sedimento, ou em matrizes de interesse da indústria de higiene, farmacêutica e alimentícia, ou ainda da indústria do petróleo.

O LABAGUAS — coordenado pelo Prof. José Godoy e que conta também com o Técnico Químico Diogo Mendes à frente da operação do equipamento — tem parcerias com empresas do porte da Companhia de Recursos Minerais-CPRM, Petrobras, Schlumberger e Halliburton. “Com o Integrion, certamente teremos uma melhor performance e ganharemos em competitividade”, ressalta a professora, que trabalha com CI desde 1996 e, graças a esta experiência, fez com que o Brasil, pela primeira vez, fosse convidado a fazer parte da equipe responsável por um Beta Teste nesta área.

José Marcus Godoy, Diogo Mendes e Gisele Tonietto integram o LABAGUAS da PUC-Rio e participaram do Beta Teste do Integrion, já em uso no laboratório

“Os benefícios em utilizar o Integrion são inúmeros, como robustez e economia no processo de fragmentação e avaliação dos íons. Pretendemos trazer agilidade e melhor sensibilidade nos métodos já implantados e utilizados em nossas pesquisas para a indústria do petróleo e para as análises atmosféricas e de águas em geral. É um verdadeiro salto tecnológico”, explica Gisele Tonietto. A professora reforça ainda o ganho para os alunos da PUC: “Parcerias deste porte trazem a possibilidade de ampliarmos os conhecimentos, atualiza-los e difundi-los entre os alunos de graduação e pós-graduação, mantendo-nos assim na excelência acadêmica que o Departamento de Química tanto preza”.

“A escolha da PUC-Rio como parceira na América do Sul para a avaliação de uma nova plataforma dessa tecnologia, que completou 40 anos de sua invenção em 2015, não poderia se dar em melhor momento: de um lado, temos a Thermo Fisher Scientific Inc., líder a serviço da ciência com a missão de capacitar profissionais a tornarem o mundo mais seguro, mais limpo e mais saudável. De outro, uma equipe altamente qualificada que possui sistemas de diversas gerações e que se beneficiará desta forma de respostas mais exatas e confiáveis de seus sistemas analíticos”, ressalta Marc Yves Chalom, Gerente de Aplicações na área de cromotografia e espectometria de massa da Thermo Fisher Scientific.

Tels: (21) 9 9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

terça-feira, 24 de janeiro de 2017