CEO da PSR dá palestra para alunos de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CTC

Na tarde desta sexta, 14, o Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio recebeu o CEO da PSR-Consultoria e ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso, que deu a última aula do curso de pós-graduação “Economia da Energia Elétrica”. A convite do Prof. Alexandre Street, Barroso falou sobre os novos rumos do cenário energético mundial e brasileiro. Ele aproveitou para abordar sua contribuição para a Consulta Pública 33 — que recebeu contribuições de todo o Brasil e que se propõe a viabilizar o futuro do setor energético com sustentabilidade a longo prazo a partir de novas leis.

O CEO da PSR-Consultoria já visita a PUC-Rio há mais de 15 anos. Além de palestras, participa de bancas de mestrado e doutorado e também ajuda na coorientação de teses. “Vir aqui é sempre uma oportunidade de aprender e compartilhar experiências. A PUC-Rio é uma excelente escola, porque os professores que aqui estão têm uma forte integração com o mundo real. Através de pesquisas que muitas vezes viram teses de mestrado ou doutorado, eles dão aos alunos aparatos para saírem muito bem preparados tecnicamente” afirma Barroso.

E eles confirmam: Guilherme Bodin, recém-formado em Engenharia Elétrica na PUC-Rio e iniciando o mestrado na casa, aponta: “A grande mensagem da palestra de hoje foi de que o mundo está mudando e que o consumidor de energia será cada vez mais ativo e terá mais possibilidades de escolha na interação com o operador”. O Prof. Street ressaltou ainda que a experiência de trazer pessoas do mercado, com alto nível técnico como o Barroso, para ter contato direto com os alunos, é importante para que possam enxergar de que forma clara o conteúdo aprendido em sala de aula. Segundo o professor, isso permite que eles vejam como toda a teoria se aplica profissionalmente.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018