Um dos destaques do primeiro dia da IV Semana Integrada de Engenharia, SIEng 2018, a empresa de serviços financeiros Bocom BBM realizou a palestra “Transformação cultural: construindo um ambiente de inovação”, com foco no papel da engenharia para o desenvolvimento e a efetivação destas inovações. Com a inovação digital tendo a cultura como um de seus principais agentes transformadores, a palestra começou abordando como a tecnologia impacta a nossa vida e de que forma o nosso comportamento é responsável pelo surgimento destas transformações. Dentre os conteúdos passados, os palestrantes Carlos Jourdan Gadelha Vieira e Roberto Morais

destacaram as noções de gerenciamento de projetos, a importância do escopo nesta tarefa e como a viabilidade de implementação é um fator determinante no investimento de ideias disruptivas.

 

Segundo os palestrantes, o Brasil vivencia um ecossistema ativo de surgimento de empresas startups. As chamadas fintechs, que se utilizam das novas tecnologias para promover inovação no setor que presta serviços financeiros, estão em ascensão, levando melhores opções ao consumidor e promovendo uma verdadeira movimentação nos bancos tradicionais, que já buscam formas de se alinharem com o futuro e, assim, não perder clientes para os bancos digitais, que oferecem soluções desburocratizadas e taxas competitivas.

 

A BBM também levou aos alunos experiências com tecnologia da informação, elucidando o conteúdo da palestra, com um sistema desenvolvido para a Copa do Mundo da Rússia, realizada este ano. O desafio proposto pelo banco foi a criação de uma aplicação para o bolão da Copa, promovendo a interação entre os funcionários e inserindo a transformação digital, presente no DNA da empresa, no âmbito de trabalho.

A IV Semana de Engenharia (SIEng 2018), que ocorre entre os dias 20 e 24 de agosto, é promovido pelo Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e tem como tema a transformação digital, contando com o próprio Bocom BBM como um de seus patrocinadores.