Com interface simples e amigável, app para iPad grava e facilita a interação professor-aluno

Os alunos Ana Carolina Cabral, Victor Yves Crispim, Douglas Mandarino, Felipe Argento e Gabriel Coutinho, criaram o aplicativo Insight – Creative Canvas, fruto do programa de formação para desenvolvimento iOS, liderado pelo Laboratório de Engenharia de Software (LES) da PUC-Rio. Tendo em mente oferecer mobilidade, liberdade e facilidade, o app é uma ferramenta para criação de conteúdo via iPad, como um recurso educacional para professores na produção de vídeo-aulas, de modo simples, sem um processo custoso e longo de filmagem e edição.

As aulas podem ser filmadas através das câmeras traseira ou frontal do iPad e o professor pode ainda importar mídias externas em formato PDF via Google Drive/iCloud, além de imagens da galeria do tablet ou da própria câmera. O app gera um vídeo que pode ser salvo no dispositivo ou compartilhado livremente nos formatos .mov ou .mp4 para YouTube, Facebook ou qualquer outra plataforma digital à escolha do professor sem qualquer custo.

O Insight possui ainda outras ferramentas que auxiliam na exposição da aula, como uma caneta que permite criar traços de diversas cores que podem ser movimentados ou deletados individualmente, o highlighter que permite ressaltar pedaços específicos do texto e o laser point que cria um ponto colorido na tela, destacando algum conteúdo em específico. A versão gratuita limita o tempo da vídeo-aula em até cinco minutos e a paga permite gravações por tempo ilimitado, ao custo de apenas US$0.99/mês.

Victor Yves Crispim, um dos criadores e aluno de Sistemas de Informação da PUC-Rio, ressalta que o app agiliza a produção de vídeos, pois não demanda o uso de câmeras específicas para gravação, microfones, estúdio com luzes, tampouco computadores e softwares para fazer edição. A interação com o usuário é imediata, sem necessidade de edição posterior. Veja aqui um exemplo de como ele pode ser usado.

Em comparação com seus concorrentes, o Insight se mostra bem mais simples, objetivo, rápido e fácil de usar: “Um ponto que a gente sempre priorizou foi a simplicidade e a dinamicidade. A nossa principal proposta foi a de criar um aplicativo amigável”, explica Victor, que reforça: “Todo mundo tem alguma coisa para ensinar. O Insight é tão fácil de ser usado que, mesmo os que não têm familiaridade com a tecnologia, não importa a idade, aprendem rapidamente a explorar todas as suas vantagens”.

O aplicativo está disponível para download na appstore e, para mais informações, basta acessar http://www.insightapp.com.br.

.

Informações para a imprensa:
APPROACH COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)
Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)
Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação Integrada)
Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)
www.approach.com.br