Alunos do CTC/PUC-Rio desenvolvem jogo premiado no Congresso SBGames

Game criado no Laboratório ICAD/Visionlab foi o único desenvolvido por estudantes a ser premiado no evento, cujo resultado foi definido por votação popular. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2018

Um grupo de alunos do Laboratório ICAD/Visionlab, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), conquistou o segundo lugar na feira de exposição de jogos do Congresso SBGames 2017, realizado de 02 a 04 de novembro, em Curitiba, sendo o único grupo de estudantes premiado no evento, que teve votação popular. Concorrendo com outras 36 empresas do ramo que apresentaram um total de 54 games, o game “Spookyard” foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano em linguagem Lua. A equipe vencedora da PUC-Rio é formada por alunos dos cursos de Computação e Design que, enquanto desenvolvedores do Laboratório ICAD/Visionlab, fazem parte do grupo oficial de jogos do CTC.

Segundo os idealizadores do Spookyard, este party-game destina-se a juntar amigos para competirem entre si. Há suporte para múltiplos jogadores, em uma série de dinâmicas e desafios divididos por fases. São quatro opções de personagens, cada um com habilidades próprias, que se enfrentam em arenas. Cada fase segue uma história original, que caracteriza cada opção de personagem, mas a habilidade do jogador é que define a classificação final. “O Spookyard é um jogo específico para videogames/computador pois depende do joystick (espécie de controle remoto) para manipulá-lo. Em uma tela grande o game funciona melhor, já que a proposta é reunir quatro amigos para competir”, explica o Prof. Augusto Baffa, pesquisador sênio do ICAD/Labvision e professor do Departamento de Informática da PUC-Rio.

De acordo com Baffa, hipóteses de financiamento estão sendo estudadas para finalizar o projeto e lançar o jogo para Windows, Linux e Mac já no primeiro semestre de 2018. “Chegamos a pensar em crowdfunding (financiamento coletivo online) e editais para podermos incorporar todos os recursos que planejamos para o jogo. Nosso plano é lançá-lo na plataforma Steam, de comercialização de jogos e referência na área”, diz ele. Nos planos dos desenvolvedores está também a utilização de inteligência artificial, para permitir que os jogadores possam competir contra o próprio computador, além de treinar na ausência de amigos. Alguns detalhes como classificações e pódios também estão sendo adicionados gradativamente.

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)

Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017