Alunos do CTC/PUC-Rio conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na Competição Internacional de Matemática para universitários

IMC 2016, que aconteceu mais uma vez na Bulgária, recebe a nata internacional dos estudantes universitários de Matemática com mais de 300 universitários do mundo inteiro

Um trio de estudantes do Rio de Janeiro comemora a conquista de três medalhas na International Mathematics Competition for University Students 2016 (IMC), competição que recebe a nata internacional dos estudantes universitários de Matemática e que, mais uma vez, aconteceu em Blagoevgrad, na Bulgária. A premiação, que aconteceu no último domingo, 31 de julho, foi dada aos estudantes Rafael Miyazaki, Igor Albuquerque Araújo e João Carnevale, do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), que vão trazer para casa suas medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

Na IMC, cada participante deve resolver duas provas, cada uma com cinco questões de álgebra, geometria e análise, cujas pontuações somadas determinam os vencedores. Os estudantes premiados são divididos pelas categorias Grand Grand First Prize, Grand First Prize, First Prize, Second Prize, Third Prize e Honorable Mention. Com isso, conforme a pontuação, os prêmios são dados a mais de um aluno. “Desde 2005, já foram 18 medalhas conquistadas para a PUC-Rio, sendo oito de ouro, seis de prata, três de bronze e uma menção honrosa, o que para nós é motivo de muito orgulho, pois esta é uma competição de visibilidade mundial e altíssimo nível”, comemora o Prof. Nicolau Saldanha, que ressalta que, ao selecionar os alunos para a IMC, o CTC/PUC-Rio valoriza o desempenho de cada um em sala de aula e nas provas, além dos resultados nas últimas competições que participaram.

O professor explica que os três alunos selecionados entendem tanto do assunto que, coincidentemente, ingressaram na PUC-Rio através da prova Desafios, tradicional exame realizado pelo CTC com o objetivo de descobrir novos talentos para os bacharelados de Matemática e oferecer a oportunidade de estudar de graça na universidade. Os três também são bolsistas Arquimedes, uma iniciativa do Departamento de Matemática que, desde 2009, capta junto à iniciativa privada doações que financiam bolsas de R$ 500 mensais para os melhores alunos do seu Bacharelado.

Rafael Miyazaki, paulista de 21 anos, é estudante do Departamento de Matemática da PUC-Rio e possui um extenso currículo com larga experiência em competições do gênero, acumulando um total de 46 medalhas, incluindo premiações em olimpíadas de Física, Astronomia, Linguística, Informática, Química, entre outras. Miyazaki concorreu duas vezes na Internacional Mathematical Olympiad (IMO), conquistando medalha de bronze em 2012 e prata em 2013. Já na IMC, em 2014 e 2015, foi prata nos dois anos e, agora em 2016, conquistou seu primeiro ouro. Também participou da Olimpíada Brasileira de Matemática desde a quinta série e conquistou medalhas em todos os anos nos quais competiu. No ensino médio, conquistou três de ouro e uma de bronze. Na Iberoamericana foi ouro em 2012 e prata em 2013. Como João e Igor, sua estratégia para atingir o primeiro lugar foi refazer provas antigas e estudar sozinho.

A medalha de prata conquistada pela PUC-Rio foi de Igor Albuquerque Araújo, de 19 anos, atualmente cursando o sexto período de Matemática no CTC/PUC-Rio. Já participou de cerca de 20 olimpíadas de matemática, física e química desde a 5ª série. “Foi uma experiência incrível. Senti um pouco mais de dificuldade no segundo dia, mas, agora que eu sei como é a dinâmica das provas, eu vou me preparar mais ainda para conseguir um resultado melhor no ano que vem”, explica Igor.

João Carnevale, 21 anos, bronze na IMC 2014 e agora em 2016, se formou no ano passado, o que permitiu sua última participação na IMC, e já está no Mestrado em Matemática na PUC-Rio. João também disputa competições de matemática desde o ensino fundamental e médio e conquistou dois ouros e três pratas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), já que sempre foi aluno do Colégio Pedro II. “Estava confiante para o novo desafio e achei o nível das questões bem elevado”, declara Carnevale.

Igor, Rafael e João já são veteranos em Olimpíadas e colecionam títulos importantes

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)
(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação Integrada)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016