Alunos do CTC/PUC-Rio conquistam medalhas de ouro e bronze na IMC 2017

Com 100% de aproveitamento, os alunos Igor Araújo, Rafael Miyazaki e Luíze D’Urso voltam campeões da IMC 2017

Repetindo o sucesso de anos anteriores, alunos do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico (CTC/PUC-Rio) voltam mais uma vez com medalhas da International Mathematics Competition 2017 (IMC), a mais importante olimpíada mundial de matemática para universitários.  Desta vez, Igor Araújo e Rafael Miyazaki foram ouro e Luíze D’Urso conquistou bronze, na competição que aconteceu de 31 de julho a 06 de agosto, na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. Graças ao resultado, a PUC-Rio ficou em 1º lugar entre as cinco instituições brasileiras participantes da IMC e em 23º na classificação geral.

Para Rafael Miyasaki, de 22 anos, já são quatro medalhas nas quatro vezes em que competiu na IMC: dois ouros seguidos, em 2016 e 2017, e duas pratas, nas edições de 2014 e 2015. Igor Araújo conquistou agora seu primeiro ouro na IMC, aos 21, depois de duas medalhas de prata em 2015 e 2016. Já Luíze D’Urso, também de 21 anos, participou este ano pela primeira vez da IMC e já voltou com uma medalha de bronze no currículo.

Com uma longa trajetória de incentivo à participação de alunos nas olimpíadas de Matemática, e resultados significativos a cada competição, a PUC-Rio acumula, desde 2005, 22 medalhas na IMC, sendo 11 de ouro, sete de prata e quatro de bronze.

Os três alunos fizeram parte da comitiva de 21 brasileiros entre os cerca de 330 competidores da IMC 2017. Cada participante fez duas provas, cada uma com cinco questões de álgebra, análise, combinação e geometria. A soma das pontuações de cada prova determinou os vencedores, que foram premiados pelas categorias Grand First Prize, First Prize/Medalha de Ouro, Second Prize/Medalha de Prata, Third Prize/Medalha de Bronze e Honorable Mention/Menção Honrosa.

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

quarta-feira, 16 de agosto de 2017