No dia 09/02/2020, será lançado na Apple Store o jogo Mutatis, desenvolvido por quatro alunos da Apple Developer Academy | PUC-Rio. Mutatis já chega com mais de 16 mil cadastrados para baixar o jogo na data de lançamento, depois de ter sido destaque em dezembro na seção Coming Soon da AppStore, seção dos jogos e aplicativos que em breve estarão disponíveis na loja Apple.
Mutatis
inova ao explorar os diversos sensores que o iPhone tem, fazendo com que
exposição a luminosidade, volume, sensor de proximidade e movimento transformem
a jogabilidade em tempo real. Ele reinventa o estilo clássico shoot em up e convida
o usuário a mergulhar no universo de constante transformação. É um Mutatis
diferente cada vez que se joga.As condições e ambientes modificam os
desafios que virão pela frente e quais inimigos aparecerão, surpreendendo ao
abrir uma gama de possibilidades de interação tanto com o jogo, quanto com o
próprio iPhone. Será que jogo no escuro? Com quanto de bateria o celular está?
Quão alto está o volume? Essas são perguntas que o jogador precisa se fazer
durante o jogo.
O jogo
brasileiro foi desenvolvido ao longo de 2019 por Victor Pineles (23 anos, aluno
de Design de Mídial Digital), Giovanni Severo (22 anos, aluno de Ciência da
Computação), Luiz Fernando Duarte e Pedro Ferraz (ambos de 20 anos e alunos de
Engenharia da Computação), com a meta de prepará-lo como trabalho final da
turma 2018-2019 da Apple Developer Academy | PUC-Rio, programa de formação para
desenvolvedores de aplicativos para plataformas Apple (iPhone, Apple TV e Apple
Watch), ministrado pelo Departamento de Informática
do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).
Com a adesão dos interessados no jogo, a responsabilidade em deixá-lo
“redondo” até o lançamento era enorme. Para isso, os alunos se dedicaram às
melhorias e ele chega com diversas novidades, como: um novo mundo no qual
existem inimigos afetados pelo brilho, uma tela com estatísticas do jogo e 13
conquistas (Achievements), músicas originais que mudam junto com as condições
do seu celular, efeitos sonoros (SFX) originais, uma tela de opções para
controlar a velocidade de nave, som da música, etc., mais um tutorial que
explica uma funcionalidade específica do jogo, que inaugura muito mais
balanceado. “Foi um mês de muito trabalho e nosso propósito e atender
plenamente à expectativa dos usuários”, declara o estudante Giovanni
Severo. Andrew Costa, professor do Departamento de Informática, complementa: “Os rapazes foram inteligentes ao
explorarem as configurações do iPhone dentro de um jogo. Essa inovação
certamente irá conquistar os jogadores.”
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