Alunos da Apple Developer Academy lançam Mutatis, jogo que explora funcionalidades do iPhone

No dia 09/02/2020, será lançado na Apple Store o jogo Mutatis, desenvolvido por  quatro alunos da Apple Developer Academy | PUC-Rio. Mutatis já chega com mais de 16 mil cadastrados para baixar o jogo na data de lançamento, depois de ter sido destaque em dezembro na seção Coming Soon da AppStore, seção dos jogos e aplicativos que em breve estarão disponíveis na loja Apple.

Mutatis inova ao explorar os diversos sensores que o iPhone tem, fazendo com que exposição a luminosidade, volume, sensor de proximidade e movimento transformem a jogabilidade em tempo real. Ele reinventa o estilo clássico shoot em up e convida o usuário a mergulhar no universo de constante transformação. É um Mutatis diferente cada vez que se joga.As condições e ambientes modificam os desafios que virão pela frente e quais inimigos aparecerão, surpreendendo ao abrir uma gama de possibilidades de interação tanto com o jogo, quanto com o próprio iPhone. Será que jogo no escuro? Com quanto de bateria o celular está? Quão alto está o volume? Essas são perguntas que o jogador precisa se fazer durante o jogo.

O jogo brasileiro foi desenvolvido ao longo de 2019 por Victor Pineles (23 anos, aluno de Design de Mídial Digital), Giovanni Severo (22 anos, aluno de Ciência da Computação), Luiz Fernando Duarte e Pedro Ferraz (ambos de 20 anos e alunos de Engenharia da Computação), com a meta de prepará-lo como trabalho final da turma 2018-2019 da Apple Developer Academy | PUC-Rio, programa de formação para desenvolvedores de aplicativos para plataformas Apple (iPhone, Apple TV e Apple Watch), ministrado pelo Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

Com a adesão dos interessados no jogo, a responsabilidade em deixá-lo “redondo” até o lançamento era enorme. Para isso, os alunos se dedicaram às melhorias e ele chega com diversas novidades, como: um novo mundo no qual existem inimigos afetados pelo brilho, uma tela com estatísticas do jogo e 13 conquistas (Achievements), músicas originais que mudam junto com as condições do seu celular, efeitos sonoros (SFX) originais, uma tela de opções para controlar a velocidade de nave, som da música, etc., mais um tutorial que explica uma funcionalidade específica do jogo, que inaugura muito mais balanceado. “Foi um mês de muito trabalho e nosso propósito e atender plenamente à expectativa dos usuários”, declara o estudante Giovanni Severo. Andrew Costa, professor do Departamento de Informática, complementa: “Os rapazes foram inteligentes ao explorarem as configurações do iPhone dentro de um jogo. Essa inovação certamente irá conquistar os jogadores.”

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

(21) 3461-4616, ramais 191 e 192 / (21) 9-9301-4332 (Approach Comunicação)

(21) 3527-1303, ramais 35 e 43 (CTC/PUC-Rio)

Bianca G. Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br