Evento PUC-Rio começa dia 21/09, será realizado no formato virtual e contará com apresentações pré-gravadas e ao vivo

Entre os dias 21 e 24 de setembro, acontece o 29º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio. O tradicional evento da Universidade, promovido pela Coordenação Central de Pós-graduação e Pesquisa (CCPG/PUC-Rio) e coordenado pelo Prof. Sinésio Pesco, do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio, vai reunir mais de 320 pesquisas que contam com a participação de cerca de 300 alunos de graduação e pós-graduação dos quatro Centros que compõem a PUC-Rio: Centro Técnico Científico (CTC), Centro de Ciências Sociais (CCS), Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O evento será virtual e realizado, no Ambiente de Aprendizagem On-line da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio): https://ead.puc-rio.br/enrol/index.php?id=48837.

Este ano, o seminário foi programado para reunir tanto atividades gravadas quanto ao vivo. Todas as apresentações de projetos de pesquisas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) serão realizadas na plataforma Zoom.

Ao todo, serão apresentadas 71 pesquisas do CTC, distribuídas entre o Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC) e os Departamentos de Engenharia Elétrica (ELE), Engenharia Química e de Materiais (DEQM), Química (DQ), Engenharia Industrial (DEI), Engenharia Civil (DEC), Engenharia Mecânica (DEM), Informática (DI), Matemática (DM) e Física (DF). Temas como fibras óticas, computadores quânticos, deep learning aplicado à análise de minério de ferro, fadiga ultrassônica, composição iônica da chuva, contaminação de metais pesados na Baía de Guanabara, aplicação de nanopartículas na medicina, previsão de danos em passarelas de aço, padrões hemodinâmicos no sistema cardiovascular e inteligência artificial para análise de discursos de ódio são alguns dos exemplos de pesquisas que farão parte do evento deste ano.

Como atividade ao vivo, o seminário também reservou um horário de videoconferência para discutir os trabalhos de cada respectiva sessão. Além dos estudantes que irão apresentar suas pesquisas, estarão presentes: professores, o coordenador PIBIC/PIBITI departamental, um avaliador externo de outra universidade e o público participante do evento.

A programação completa, com horários e datas definidos estão disponíveis no Ambiente de Aprendizagem On-line da PUC-Rio. Basta se cadastrar como visitante, e se inscrever no link: https://ead.puc-rio.br/enrol/index.php?id=48837.

Para eventuais dúvidas, entre em contato pelo e-mail: pibic@puc-rio.br.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021