Destaque para a dissertação sobre roteamento de navios com estoque, do Mestrado Profissional em Logística, que venceu na ABEPRO e na ANPEPRO/EPPGEP

O Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio acaba de conquistar quatro importantes prêmios nas duas associações profissionais do setor: a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e a Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (ANPEPRO), que promove anualmente o Encontro de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia de Produção (EPPGEP). No caso do Mestrado Profissional em Logística, vale ressaltar que, desde 2018, o DEI já é tetracampeão na ABEPRO e vem, seguidamente, conquistando o prêmio de melhor dissertação de Mestrado Profissional.

Roteamento de navios com estoques

Neste ano, a aluna Nathalie Sanghikian, orientada pelo Prof. Rafael Martinelli, levou os prêmios da ABEPRO e EPPGEP com sua dissertação “Matheuristics for Multi-Product Maritime Inventory Routing Problems”. A pesquisa da aluna sobre logística e roteamento de navios com estoques foi defendida, em 2020, no Mestrado Profissional em Logística.

Fazendo uso de heurísticas com métodos exatos, a campeã criou um software para um problema complexo da indústria de óleo e gás, com excelentes resultados. A dissertação de Nathalie Sanghikian aborda o problema de roteamento marítimo com estoques (do inglês, Maritime Inventory Routing Problem – MIRP). O MIRP é uma combinação de problemas de roteamento e escalonamento de navios e de gerenciamento de estoque.

Neste problema, a maioria das aplicações reais são complexas, podendo haver um fornecedor/produtor ou consumidor central, restrições de estoque em apenas um dos portos, taxa de produção ou de consumo variável, múltiplos produtos, fretamentos spot, entre outras variações. Essas extensões fazem do MIRP um problema computacionalmente muito difícil e, portanto, muito desafiador no que tange ao desenvolvimento de métodos de solução.

Na dissertação, foi desenvolvido para um MIRP determinístico, uma matheurística em que o problema de roteamento é atendido por uma meta-heurística enquanto um modelo matemático de programação linear contempla a questão de estoque. Os resultados da combinação das metodologias foram positivos, pois em um bom tempo computacional foram alcançadas baixas e pontuais violações de estoque em casos reais de uma empresa de óleo e gás brasileira. A dissertação contou com uma banca formada pelos professores Pedro Munari (UFSCar) e Marcus Vinicius Poggi (PUC-Rio) e originou dois artigos. O primeiro deles foi publicado no Lecture Notes in Computer Science (Qualis A4) e o segundo no LII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (2020).

O Prof. Rafael Martinelli ressalta que a aluna, formada em Engenharia Química, nada sabia de programação e, com um aprendizado dedicado do professor, fez o que poucos são capazes de fazer hoje em dia: “A programação é extremamente complexa, mas isso não a impediu de criar um software capaz de solucionar uma questão com milhares de variáveis, como é o caso do roteamento de navios com estoques”. A aluna, por sua vez, confirma que sua dedicação foi fundamental para o resultado: “Encarei uma dupla jornada de trabalho e estudo, mas me dediquei à criação dos códigos e dos modelos matemáticos necessários para a solução que eu buscava”. Martinelli reforça que esta primeira versão do software, para ser implantada em uma empresa, é preciso uma equipe de TI para fazer a integração com todos os processos corporativos. “Demos o primeiro passo nesse estudo acadêmico. E foi o mais difícil”, diz ele.

A dissertação de Nathalie Sanghikian pode ser consultada neste link: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50760@2. 

Transporte Aéreo Offshore

Na edição 2021 do EPPGEP, o DEI conquistou dois prêmios. O aluno Filipe Machado Heringer foi contemplado com o prêmio de melhor aluno com produção tecnológica do evento, cuja seleção leva em conta critérios como inovação, impactos econômico e social, além de potencial de uso e disseminação. O estudo teve como origem sua dissertação de mestrado “Desenvolvimento de uma Ferramenta de Otimização para a Redução de Custos em Operações de Transporte Aéreo Offshore”, defendida em 2020, com orientação também do Prof. Rafael Martinelli.

O aluno resolveu a programação de voos em nível tático, utilizando a modelagem de um problema conhecido na literatura de Pesquisa Operacional, chamado de Múltiplas Mochilas. A abstração feita para permitir a aplicação deste modelo mostrou oportunidades de ganhos operacionais e consequente redução de custos nos voos entre aeroportos situados no estado do Rio de Janeiro e plataformas, navios e sondas que demandam transporte por helicópteros.

A dissertação de Filipe Heringer pode ser consultada neste link: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51412@1.

Avaliação econômica de desastres 

Já o aluno de doutorado Daniel Eckhardt recebeu, no EPPGEP 2021, uma menção especial por seu desempenho na sessão de apresentação do seu trabalho “Avaliação econômica de desastres: Uma metodologia baseada em mídias sociais”, com orientação da Profª Adriana Leiras e coorientação do Prof. Márcio Thomé.

Desastres variam em diferentes aspectos, como intensidade, impactos, tipo, duração, início e consequências. É um grande desafio buscar uma metodologia de avaliação de custos econômicos de desastres, sejam de pequenas ou grandes proporções, de início súbito ou lento, bem como para gerenciar seus respectivos custos (diretos, indiretos, interrupção de serviços, intangíveis). Dentro deste contexto, as mídias sociais, por serem uma fonte de dados com informações públicas, disponíveis em tempo real e com baixo custo de coleta, tornam-se fontes de dados importantes neste processo.

Desta forma, o objetivo principal foi propor uma metodologia de avaliação econômica de desastres baseada nas informações coletadas através das mídias sociais. Para atingir este objetivo, revisões sistemáticas da literatura (RSL) foram realizadas para compreender o estado da arte das metodologias de avaliação existentes e analisar como as mídias sociais podem ser utilizadas para suportar a avaliação econômica de desastres.

Os resultados das RSL fornecem uma taxonomia, um framework e uma agenda de pesquisa que servem de base para criação de uma inédita metodologia de avaliação de custos econômicos de desastres, denominada AVECODE. Composta por três fases (Pré-evento, Desastre, Pós-evento) e duas áreas transversais (Coordenação e Tecnologia), a AVECODE foi aplicada em um estudo de caso ocorrido no Rio de Janeiro, em 2019, através do desenvolvimento de um protótipo e de dados coletados do Twitter. Os resultados desta aplicação foram, então, comparados e analisados com a avaliação realizada pelo governo local.

A AVECODE mostra-se uma importante ferramenta para concepção e implementação de políticas públicas, onde os resultados obtidos permitem a rastreabilidade das informações coletadas, a identificação de custos não contabilizados e averiguações nos quantitativos e custos gerados pelo governo local. Finalmente, a aplicação da metodologia em um estudo de caso permite ratificar a correlação da metodologia proposta com a prática.

A tese de Daniel Eckhardt pode ser consultada neste link: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/49139/49139.PDF.

Veja aqui a relação de prêmios conquistados pelo DEI na ABEPRO e ANPEPRO/EPPGEP desde 2017:

2021

ANPEPRO/EPPGEP

Prêmio Publicação Aluno / Mestrado Profissional

Nathalie Sanghikian 

A Hybrid VNS for the Multi-Product Maritime Inventory Routing Problem

Orientação Prof. Rafael Martinelli 

Prêmio Aluno com Produção Tecnológica 

Filipe Machado Heringer

Desenvolvimento de uma Ferramenta de Otimização para a Redução de Custos em Operações de Transporte Aéreo Offshore

Orientação Prof. Rafael Martinelli 

Menção Especial / Doutorado Acadêmico

Daniel Eckhardt

Avaliação econômica de desastres: Uma metodologia baseada em mídias sociais Orientação Profª Adriana Leiras e coorientação Prof. Antônio Márcio Tavares Thomé

ABEPRO 

Dissertação Mestrado Profissional 

Nathalie Sanghikian 

Matheuristics for Multi-Product Maritime Inventory Routing Problems

Orientação Prof. Rafael Martinelli

2020

ABEPRO 

Dissertação Mestrado Profissional

Marina Weil Afonso

Simulação aplicada na logística de formação de carga de derivado de petróleo para embarque marítimo

Orientação Prof. Fernando Luiz Cyrino Oliveira

2019

ABEPRO 

Dissertação Mestrado Profissional

Rodrigo Ferreira Bertoloto

Previsão de fretes de navios petroleiros no mercado spot

ANPEPRO/EPPGEP 

Prêmio Publicação Aluno / Doutorado Acadêmico

Paula Medina Maçaira  

A New Perspective on the Brazilian Streamflow Forecasting: Evidence from Climate Effects

Orientação Prof. Fernando Luiz Cyrino Oliveira 

2018 

ABEPRO 

Dissertação Mestrado Profissional

Bruno Alexandre Barreiros Rosa

Uma Metodologia para Roteamento de Veículos Escolares Utilizando Sistemas de Informação Geográfica

Orientação Prof. Rafael Martinelli Pinto

ANPEPRO / EPPGEP

Prêmio Aluno com Produção Tecnológica 

Keila Panza Baesso

Supply Performer: uma ferramenta de avaliação baseada no modelo SCOR 

Orientação Profs. José Roberto Blaschek e Antônio Márcio Tavares Thomé 

2017 

ANPEPRO/EPPGEP 

Aluno de Mestrado Acadêmico

Gabriel Alcântara Bomfim 

Previsão do início da produção de poços de petróleo utilizando inferência fuzzy Orientação Prof. Fernando Luiz Cyrino Oliveira

quinta-feira, 23 de setembro de 2021
Carregando