Cinco estudantes do Departamento de Matemática são premiados na Competição Internacional de Matemática para Alunos Universitários (IMC)

Com um ouro, uma prata e três bronzes, os competidores levaram a PUC-Rio ao 3° lugar no ranking das instituições brasileiras participantes

Cinco alunos do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) conquistaram uma medalha de ouro, uma prata e três bronzes na Competição Internacional de Matemática para Alunos Universitários (IMC 2022), disputada entre os dias 01 e 07 de agosto, em Blagoevgrad, na Bulgária. George Lucas Diniz de Alencar, de 23 anos, foi mais uma vez destaque na IMC, conquistando 47 pontos e levando para casa o ouro da equipe. Já a prata, foi para o aluno Arthur Moreira Martins Vieira. Os três bronzes de 2022 foram para Maria Clara Werneck, Breno Azevedo Marot e Miguel dos Anjos Batista.

Com a soma de 145,40 pontos conquistados pelos estudantes, o resultado colocou a PUC-Rio em 3° lugar no ranking das instituições brasileiras participantes na IMC 2022, e em 29° lugar entre as cem instituições inscritas na disputa. As medalhas do Departamento de Matemática contribuíram para o recorde nacional na competição, totalizando 46 medalhas conquistadas por 13 instituições brasileiras na edição desse ano, superando a marca de 44 em 2021.

Ao longo dos dois dias da competição, os membros da equipe PUC-Rio, liderada pela ex-aluna do Departamento de Matemática e doutoranda do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Luíze D’Urso, foram desafiados a resolver um total de oito problemas de álgebra, geometria e análise valendo 80 pontos. Em cada dia, os competidores tiveram 4h para resolver quatro problemas. Aqueles que alcançaram 40 pontos ou mais ganharam medalha de ouro, 30 pontos ou mais receberam medalha de prata e 20 pontos garantiram o bronze.

O torneio foi realizado na American University in Bulgaria e é a maior competição internacional para estudantes universitários. A edição de 2022 reuniu 496 dos melhores representantes da comunidade acadêmica mundial. “Desde 2008, nossos alunos trazem medalhas para a PUC-Rio. Já são 35 medalhas, sendo nove ouros, 12 pratas e 14 bronzes”, conta o Prof. Nicolau Saldanha, Diretor do Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio. O campeão da PUC-Rio foi pego de surpresa: “Achei que não tinha ido bem, mas atingi a nota de corte e me surpreendi com o ouro. Fiquei bem feliz! Adorei saber que os meus outros colegas também conquistaram medalhas, o que confirma que o ensino na PUC é realmente diferenciado. Me formo em dezembro e vou ficar com saudade dessa competição”, revelou George Lucas, que representou a PUC nos últimos quatro anos, tendo conquistado ouro em 2019 e prata em 2020 e 2021.

terça-feira, 16 de agosto de 2022