Programa Ftool, criado no CTC/PUC-Rio, é sucesso dentro e fora do Brasil

A versão gratuita, para fins acadêmicos, continua disponível, mas ferramenta agora parte para o mercado com versão avançada, que pode ser adquirida por projetistas de estrutura. Criado nos anos 90, programa já teve mais de 500 mil downloads, e é muito usado também em países como Portugal, Estados Unidos e Itália

O Ftool (Two-dimensional Frame Analysis Tool), programa gráfico-interativo de Engenharia Civil, desenvolvido na PUC-Rio, para auxiliar no ensino do comportamento estrutural de pórticos planos, chega à opção profissional, depois de dez atualizações desde que foi criado, há 25 anos. Além da utilidade acadêmica, a ferramenta agora parte em direção ao mercado, com sua versão avançada 4.00, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) por ano, para os projetistas de estruturas que desejam obter a licença comercial.

Ela traz melhoramentos, como a análise de múltiplos casos de carregamento, tais como cargas acidentais, vento em múltiplas direções etc. Outra vantagem é a seção transversal prismática genérica para barras. Caso nenhuma das seções paramétricas oferecidas pelo Ftool seja uma representação fiel do que o usuário quer, basta desenhá-la como uma composição de trapézios, permitindo uma representação bastante precisa de quase qualquer seção imaginável. “Esta será a primeira de uma série de versões avançadas do Ftool, resultado das demandas de inúmeros usuários do Brasil e do exterior”, reforça seu idealizador, Prof. Luiz Fernando Martha, do Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e coordenador de projetos no Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

A versão básica para fins acadêmicos segue gratuita. Ela permite que diversos tipos de estruturas, das mais simples às mais complexas, possam ser modeladas no Ftool em poucos minutos. A ferramenta vem sendo continuamente desenvolvida desde o início dos anos 90, quando foi criada no Instituto Tecgraf e alcançou notoriedade entre diversas universidades dentro e fora do País. Hoje ela é utilizada em praticamente todos os cursos de Engenharia Civil do Brasil, tendo alcançado a marca de mais de 500 mil downloads. Só na PUC-Rio, cerca de 1.300 alunos já foram beneficiados pelo programa desde a sua criação. Portugal, Estados Unidos e Itália estão entre os países que mais adotam a ferramenta.

O Ftool 4.00 chega ao mercado junto com a segunda edição do livro “Análise de Estruturas: Conceitos e Métodos Básicos”, de autoria do mesmo criador do programa, Prof. Luiz Fernando Martha. Lançado pela Editora Elsevier, a obra serve como aprendizado teórico para a ferramenta. Para conhecer mais sobre o programa e fazer o download de todas as versões existentes, basta acessar o site oficial do Ftool em https://www.alis-sol.com.br/Ftool/.

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação Integrada)

Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

quarta-feira, 2 de agosto de 2017