NOIS estima cerca de 40 mil casos em 24 de abril, um aumento de até 50% em dez dias

Em sua Nota Técnica 8 (NT8) “Projeção de casos de infecção por COVID-19 no Brasil até 24 de abril de 2020”, o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) avaliou as projeções até 14 de abril da NT6, que estimou os casos de covid-19 no Brasil até 20 de abril, e atualizou a metodologia para chegar às predições de 15 a 24 de abril para Brasil, RJ e SP. No cenário pessimista, as projeções Brasil do NOIS para hoje, 15 de abril, estimam 27.225 casos e um aumento de quase 50% para dia 24, chegando a 40.590 casos.

Em todas as projeções anteriores do NOIS, os números foram avaliados conforme uma “cesta de países”, de modo que fosse possível comparar o Brasil a países de comportamento semelhante na mesma data da evolução da doença, sendo o D0 o dia em que cada país chegou a 50 casos confirmados.

Para o dia 15 em diante (D35 no Brasil), o NOIS acrescentou uma cesta de localidades não restrita a países — permitindo províncias ou estados, por exemplo — que apresentam uma série histórica da epidemia de tamanho, no mínimo, igual à série de Brasil, RJ e SP, respectivamente, e cuja evolução da epidemia já tenha ultrapassado a série histórica do Brasil em dez dias adicionais. Com isso, as cestas de Brasil, RJ e SP são diferentes e cada uma tem sua particularidade. Para Brasil, as localidades Itália, Alemanha, Espanha, França e Irã foram os países selecionados por terem o maior histórico da evolução da COVID-19. Para SP, são Suíça, Alemanha, Itália, Irã e Espanha e, para RJ, as localidades selecionadas foram EUA-Washington, Suécia, Noruega, Holanda e Malásia.

Análise das predições e dos dados observados até 14 de abril de 2020

Com uma variação média de apenas 2,88% para o cenário otimista, a metodologia da NT6 (que comparou o Brasil com Itália, Espanha, França, Alemanha, Suíça e Reino Unido) se confirmou pertinente para o período de 03 a 14 de abril. Em relação à predição mais provável (cenário mediano), a variação foi de apenas 7,2% em relação aos números oficiais, indicando que, ao contrário de São Paulo, os demais Estados brasileiros estão evoluindo conforme o previsto. É possível que as medidas de contenção vigentes no País tenham surtido efeito de desaceleração do crescimento dos casos confirmados. Por outro lado, conforme apresentado na NT7, estimou-se, até o dia 10 de abril, que a taxa de notificação do Brasil estava em torno de 8%.

As projeções do NOIS até 14 de abril para o Estado de SP tiveram uma variação de 23% em relação ao cenário mediano. Provavelmente porque 74% dos testes realizados no Estado ainda não têm resultado, segundo último dado disponibilizado no boletim epidemiológico da COVID-19 pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.  No RJ, houve um crescimento de casos no dia 14 de abril e o número atingido ficou apenas 4,1% acima do cenário otimista do NOIS.

O Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) é um grupo de pesquisa formado por profissionais de diversas instituições: Departamento de Engenharia Industrial/PUC-Rio, Instituto Tecgraf/PUC-Rio, Marketing & Analytics/BizCapital, Rio de Janeiro, Brasil, Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal), Espanha, Divisão de Pneumologia/InCor, Hospital das Clínicas FMUSP, Universidade de São Paulo, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Rio de Janeiro, e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As análises e previsões aqui divulgadas representam as opiniões dos autores envolvidos no estudo e não necessariamente das instituições às quais são associados.

Mais informações em https://sites.google.com/view/nois-pucrio e no Twitter do NOIS: https://twitter.com/NOIS_PUCRio.

quarta-feira, 15 de abril de 2020